No sábado (24/07/21), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram a Operação Força Conjunta que tem o objetivo de promover a segurança no trânsito, coibindo a prática de infrações. Durante a ação foram abordados 810 condutores em diversos pontos do DF. Dentre as principais infrações registradas, destaque para 135 motoristas autuados por dirigir após o consumo de bebida alcoólica e 21 por dirigir sem possuir habilitação. Dentre os motoristas alcoolizados, seis apresentaram concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar e foram conduzidos à delegacia.
Motorista alcoolizado foge de abordagem
Em Águas Claras, o condutor de um Hyundai Tucson evadiu-se da blitz e ingressou na via EPTG. Com o apoio do helicóptero Sentinela do Detran-DF, os agentes de trânsito localizaram o veículo no Guará. O motorista foi autuado por dirigir embriagado e conduzido pela PMDF à 21° Delegacia de Polícia. Durante a Operação Força Conjunta, que contou com o efetivo de 96 servidores, foram recolhidos 30 veículos ao depósito.
Balanço do fim de semana
Entre sexta-feira (23/07) e domingo (26/07/21), o Detran-DF autuou 113 condutores por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, sendo que três foram conduzidos à delegacia por apresentarem índice alcoólico considerado crime. Os agentes autuaram ainda 17 inabilitados, oito condutores por dirigir veículo com o escapamento irregular e 85 por infrações diversas. As equipes de fiscalização recolheram 41 veículos ao depósito.
Dentre os veículos removidos, destaque para um Saveiro que possuía R$ 16.592,66 em débitos. Durante a abordagem, que ocorreu na sexta-feira (23), na cidade Estrutural, um veículo Gol, que chegou ao local para buscar o condutor do Saveiro, também foi removido ao depósito, pois apresentava R$ 3.520,33 em débitos.
Por Jaqueline Costa do Detran-DF com informações de Sueli Moitinho
Foto: Reprodução Agência Brasília