A produção das farmácias vivas da Secretaria de Saúde (SES-DF) ganhou destaque na 3ª Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília (UnB), realizada na Fazenda Água Limpa, no Núcleo Rural Vargem Bonita, no Park Way. Estudantes, produtores, pesquisadores e o público geral conheceram produtos fitoterápicos como o xarope de guaco, utilizado para tratamento de doenças respiratórias devido à ação expectorante.
Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento. realizado no final de setembro. Segundo a gerente do Componente Básico de Assistência Farmacêutica, Fernanda Duarte de Andrade, a apresentação na feira é uma oportunidade de chegar ao cidadão. “Hoje temos o trabalho diferenciado das farmácias vivas, e é muito importante divulgar isso para a população”, afirma.
Mensalmente, as duas unidades que manipulam e ofertam os fitoterápicos, localizadas no Riacho Fundo e em Planaltina, produzem cerca de 3.700 produtos. Além do xarope de guaco, estão na lista tinturas de funcho, alecrim-pimenta e de boldo, gel de alecrim-pimenta, gel de erva-baleeira, gel de confrei e gel de babosa, cada um com uma indicação específica, desde dor de garganta ao auxílio à cicatrização.
Qualquer cidadão, com receita, pode fazer a retirada desses produtos em 45 unidades de saúde espalhadas por 19 regiões administrativas diferentes.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Por Agência Brasília
Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde-DF / Reprodução Agência Brasília