Moradores do bloco CCSW 04, no Sudoeste, estão convivendo com a presença de visitantes indesejados: dezenas de escorpiões. Desde a última quarta-feira (30), após a chuva, uma infestação tomou conta dos arredores do local, mais precisamente na frente do Supermercado Pão de Açucar.
Em uma das fotos enviadas para o Jornal de Brasília, é possível ver, pelo menos, 24 escorpiões capturados pelos moradores do local. Em contato com o JBr, Bruno Vinicius, que mora próximo ao local, contou que a vizinhança sente um medo enorme e que, além disso, estão tomando medidas para evitar que os escorpiões entrem dentro das casas.
“Um medo enorme, não é apenas um escorpião, né. Olha a quantidade. Todos moradores estão em pânico. Estamos tampando todas as brechas de portas, janelas. Aqui tem muitas crianças que brincam no parque todos os dias. Então imagine o medo”.
Orientações dos bombeiros
Para evitar incidentes com este tipo de animais e outros, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recomenda:
Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas, e outros insetos que sejam alimentos dos escorpiões;
manter jardins e quintais limpos;
Em casas e apartamentos , utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques;
Afastar camas e berços de paredes;
Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
Não aplique veneno, pois venenos comuns não matam escorpiões;
Tape os ralos com tela, feche as frestas embaixo das portas à noite, tampe buracos e rachaduras de sua residência.
Em casos de ataques, a vítima deve procurar imediatamente assistência médica ou acionar o CBMDF, por meio do telefone 193.
Por Késia Alves do Jornal de Brasília
Foto: Cedida ao Jornal de Brasília / Reprodução Jornal de Brasília