Semana de Combate à Corrupção terá ações voltadas à transparência, ética e integridade

Evento da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) será realizado entre os dias 2 e 9 de dezembro

19

De 2 a 9 de dezembro será realizada a Semana da CGDF de Combate à Corrupção, evento com ações voltadas à transparência, ética e integridade, idealizado e organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A semana será marcada por palestras, entrega de premiações a órgãos do GDF e debates que reforçam o compromisso do governo do DF em prevenir, identificar e combater práticas de corrupção, além de promover uma gestão mais ética e responsável.

A partir do dia 2, serão realizadas campanhas digitais sobre o tema, com ações online, voltadas para conscientizar a população sobre a importância do trabalho realizado pela CGDF e sua contribuição para a prevenção e o combate à corrupção. Nos dias 3 e 4 de dezembro, haverá eventos presenciais, no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Para o dia 3, a filósofa e professora Lúcia Helena Galvão dará palestra sobre o tema Como atuar na prevenção à corrupção a partir do olhar sobre o comportamento humano?. As inscrições são limitadas e gratuitas e devem ser feitas no link.

Galvão percorrerá temas que envolvem a prevenção da corrupção e como isso se relaciona com o comportamento humano e ações diárias, quais motivações internas influenciam atos corruptos, mostrando que o debate de combate à corrupção vai além de discutir leis e normas.

Já no dia 4, haverá o lançamento e entrega do Prêmio Ipê, além da entrega dos prêmios Ipê e Alto Nível. Finalizando a Semana, no dia 9, Dia Internacional de Combate à Corrupção, haverá o lançamento do Plano de Integridade da CGDF.

O 1º Prêmio Ipê de Inovação em Transparência – 2024 reconhece projetos de inovação em transparência. Já o Prêmio ITA, avalia a divulgação de informações públicas nos sites dos órgãos do GDF e os prazos de atendimento aos pedidos de acesso à informação solicitados ao GDF.

Tradicionalmente, apenas as informações ativas eram analisadas, mas após o Governo do DF conseguir 100% de transparência ativa, em 2020, em todos os órgãos, a transparência passiva (pedido feito pelo cidadão ao governo) também será avaliada.

Por fim, também serão revelados os ganhadores do Prêmio Alto Nível, que reconhece órgãos por sua excelência no controle interno, a partir do atendimento das recomendações realizadas por meio de auditorias internas. O reconhecimento vem em troféus de ouro, prata e bronze e considera, entre os critérios, a complexidade em atender as recomendações feitas.

*Com informações da CGDF

Por Agência Brasília

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!