Em 2024, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) completou três anos de existência. Ao longo deste ano, a instituição deu novos passos rumo à consolidação na oferta de uma educação superior distrital pública e gratuita.
“A humanização e a inclusão foram marcas que a UnDF imprimiu em 2024. Para além de existir legalmente, ela se firmou coletivamente, acolhendo a comunidade acadêmica e se posicionando dentro do DF e do país, a serviço da oferta de ensino, pesquisa, extensão e da promoção da cultura”, ressalta a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck.
Ensino, pesquisa e extensão
Neste ano, a UnDF ampliou a oferta de vagas para a comunidade do DF e do Entorno com o lançamento de cinco cursos, totalizando 16 graduações. Novas nomeações aumentaram o corpo docente da instituição, que hoje conta com 88 servidores da carreira magistério superior do DF em atuação na UnDF.
Em outra frente, ações conjuntas para fortalecer a integração entre a UnDF e a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) evoluíram, destacando-se o apoio financeiro para o projeto de Laboratório de Simulação Realística da Escs, estimado em cerca de R$ 1,7 milhão, proveniente do Fundo da Universidade do DF (FunDF), em fase de licitação.
No campo da pesquisa, editais dos programas institucionais de Iniciação Científica (PIC), de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pidti) e de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foram abertos à comunidade acadêmica, com a oferta de 30 bolsas de iniciação científica e de 40 bolsas do Pibid.
Com as atividades de extensão, a população do DF se integrou à vida universitária por meio de mais de 30 formações gratuitas, nas áreas de educação, meio ambiente, tecnologia, entre outras. Novas parcerias institucionais destinadas a ações conjuntas de pesquisa, ensino e extensão foram estabelecidas em 2024. Destaque especial para as adesões da UnDF ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente e à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Assistência estudantil
Comprometida com a garantia da permanência estudantil, a Política de Assistência Estudantil (PAE), ampliou o seu alcance em 2024 com a concessão de 333 auxílios estudantis ― permanência, transporte, creche e saúde mental, este último lançado neste ano ―, beneficiando 254 estudantes.
Infraestrutura
Com o crescimento da comunidade acadêmica, o Campus Norte recebeu inúmeras benfeitorias ao longo do ano. Entre as principais estão a sala especial para os cursos ligados às artes; disponibilização de notebooks nos laboratórios de informática; instalação de piso e mapas táteis; e ampliação do acervo da Biblioteca Central.
*Com informações da UnDF
Por Agência Brasília
Foto: Divulgação/UnDF / Reprodução Agência Brasília