Homenagem a Sarney reúne autoridades da política e da Justiça na CLDF

Além do governador do DF, Ibaneis Rocha, a cerimônia contou com o ministro Gilmar Mendes, o desembargador Roberval Belinati, ex-governadores e secretários do governo

11

A sessão solene em homenagem ao ex-presidente José Sarney reuniu autoridades de destaque na política e na Justiça brasileira nesta terça-feira (25/3), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A cerimônia concede o título de Cidadão Honorário de Brasília a Sarney. Segundo o desembargador do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) Roberval Belinati, trata-se de um “reconhecimento justo e oportuno”.

“Sarney é, sem dúvidas, um dos políticos mais importantes da história do Brasil. Confesso minha surpresa ao saber que Sarney ainda não havia sido agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília. O presidente dedicou grande parte de sua vida pública à capital federal”, declarou Belinati, que fez um balanço da trajetória do político.

Além de José Sarney, do presidente da casa, Wellington Luiz, e de Belinati, compõem a mesa de honra do plenário o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF) Manoel de Andrade, o senador Eduardo Gomes (PL) e o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Também participam da cerimônia ex-governadores, como José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz.

Homenagem

A cerimônia remete ao dia 15 de março de 1985, quando Sarney assumiu a Presidência da República após o falecimento de Tancredo Neves, encerrando 21 anos de regime militar no país. O momento marca os 40 anos da redemocratização.

Nascido em Pinheiro, Maranhão, José Sarney é descendente de tradicional família do Estado do Maranhão. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, participou da política estudantil no Estado, chegando à presidencia da União Maranhense dos Estudantes.

Sarney foi deputado federal, governador do Maranhão, senador e presidente da república. Participou da chapa que elegeu Tancredo Neves e finalizou esse regime. Durante seu mandato na presidência da república, entre 1985 e 1990, foi aprovada a Constituição Federal de 1988.

Por Letícia Mouhamad do Correio Braziliense

Foto: Marcelo Ferreira / Reprodução Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui