O auditório do prédio PO 700, sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), recebeu, nesta quarta-feira (20), mais uma palestra do ciclo sobre prevenção, detecção e tratamento das principais neoplasias malignas (cânceres) observadas na rede. Desta vez o tema do encontro foi a conscientização sobre o câncer de pulmão, em alusão à campanha Agosto Branco.
A palestra foi ministrada pela oncologista do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Janice Freitas. A exposição debateu medidas preventivas, sintomatologia, métodos diagnósticos e um breve histórico do enfrentamento à doença no mundo. “Hoje, reforçamos a necessidade de manter o combate ao cigarro — sobretudo o eletrônico, cada vez mais comum entre os pacientes mais jovens”, analisa a médica.
Os participantes acompanharam os diversos fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de pulmão, como a exposição ao amianto, predisposição genética e inalação de gás radônio (um gás radioativo, incolor e inodoro, de origem natural). O tabagismo, contudo, continua sendo a principal causa da doença.
“Não existe volume seguro para o consumo do cigarro, e o fumante passivo também tem o seu risco aumentado para o desenvolvimento do câncer. O ideal é que as pessoas procurem ajuda para parar de fumar”, afirma Freitas.
O ciclo de palestras deste ano sobre prevenção, detecção e tratamento dos principais tipos de câncer na rede pública teve início no mês de maio. Até o fim de 2025 serão realizados encontros uma vez ao mês.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF