Com acordo de delação, STF condena Mauro Cid a 2 anos em regime aberto

Ministro relator, Alexandre de Moraes, votou para acolher benefícios acordados na delação premiada com Mauro Cid e foi acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin

6

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) o tenente-coronel Mauro Cid a dois anos de reclusão em regime aberto.

O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou para acolher os benefícios acordados na delação premiada com Mauro Cid e foi acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Além da pena branda, o acordo prevê restituição de bens e valores a Cid, além de ações contínuas da Polícia Federal para garantir a segurança do colaborador.Play Video

O acordo de Cid pedia, ao invés da pena de até 2 anos, o perdão judicial. No entanto, Moraes afirmou que, bem como não “cabe anistia aos crimes contra a democracia”, também não deve caber perdão completo.

A posição dos ministros rejeita a proposta apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nas alegações finais do processo. A acusação defendeu que ele tivesse a pena reduzida a 1/3 da condenação dos crimes imputados.

Condenação

Mauro Cid foi condenado pelo STF pelos cinco crimes imputados pela acusação. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação de Cid por todos os delitos.

Já Luiz Fux acompanhou os ministros e votou pela condenação de Cid por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito que, na sua visão, absorveria o crime de Golpe de Estado. Porém, Fux votou pela absolvição do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro dos outros quatro crimes imputados pela PGR.

Veredito Mauro Cid no julgamento do plano de golpe

Use the column header buttons to sort columns by ascending or descending orderCurrently not sorted

CrimesAlexandre de MoraesFlávio DinoLuiz FuxCármen LúciaCristiano Zanin
Organização criminosa armadaCondenadoCondenadoAbsolvidoCondenadoCondenado
Tentativa abolição violenta do Estado Democrático de DireitoCondenadoCondenadoCondenadoCondenadoCondenado
Golpe de EstadoCondenadoCondenadoAbsolvidoCondenadoCondenado
Dano qualificado contra o patrimônio da UniãoCondenadoCondenadoAbsolvidoCondenadoCondenado
Deterioração de patrimônio tombadoCondenadoCondenadoAbsolvidoCondenadoCondenado

Fonte: STF (Supremo Tribunal Federal)

Por Painel da Cidadania

Fonte CNN Brasil

Foto: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui