Projeto Horto Kids transforma o cuidado em brincadeira na UBS Areal/Arniqueira

Com encontros mensais abertos a todas as crianças do DF, ação mistura natureza, aprendizado e diversão

3

A pequena Jaiane, 5 anos, chega ao Horto Kids sempre animada para participar das atividades. A mãe, Veronice Meneses, 31, conta que desde que a filha começou a frequentar o espaço, ficou mais calma, concentrada e afetuosa.

“Um dia, ela me disse que a plantinha também tinha amor no coração, pois era através do amor da raiz que ela crescia. Essa percepção é muito valiosa para nós, como mães. A hortoterapia, desde que foi implementada aqui, transformou profundamente a vida da minha filha. Sou muito grata”, diz. 

O Horto Kids Agrovida faz parte da Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb), fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília) e o Ministério da Saúde. Criado em agosto deste ano, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Areal/Arniqueira, o espaço tem como foco aproximar as crianças da natureza, promovendo saúde e bem-estar. Entre histórias e plantios, os pequenos aprendem sobre o poder das plantas, o cuidado com o meio ambiente e o valor do convívio em comunidade.

Programação especial

Na última sexta-feira (10), o Horto Kids contou com uma programação cheia de brincadeiras para comemorar o Mês das Crianças. Teve sessão de conversa para que todos se apresentassem e se conhecessem, seguida de um momento de reflexão e de muitas atividades lúdicas, como amarelinha, cabo de guerra, pula-pula e brincadeiras criadas pelos próprios pequenos. Participaram crianças da comunidade e pacientes da unidade, além dos profissionais de saúde.

Para a técnica em enfermagem da unidade e idealizadora do Horto Kids, Miriam Matos, o projeto oferece às crianças um espaço de convivência e aprendizado. “Queremos afastá-las do excesso de telas e aproximá-las da natureza promovendo socialização, consciência ambiental e o cuidado com a saúde”, enfatiza.

Os encontros são uma vez por mês, na UBS 2 do Areal/Arniqueira, e estão abertos a crianças de 3 a 14 anos de todo o DF. As inscrições podem ser feitas na própria unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF
 

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui