A Secretaria de Saúde (SES-DF) participou, nesta sexta-feira (28), do XIX Fórum Internacional de Administração (FIA), realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O fórum reuniu profissionais, gestores públicos, pesquisadores e lideranças de todo o país e do exterior.
Com o tema “Legado, Futuro e Espiritualidade”, o encontro destacou o papel do administrador na construção de organizações mais éticas, tecnológicas e humanas. O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, participou de um painel sobre gestão em saúde na era da conectividade, com foco em liderança com propósito e inovação humanizada.
“A conectividade traz um grande ganho assistencial e financeiro, e deve ser tratada como estratégia de Estado. Deve ser realizada uma integração entre todos os nossos sistemas. Sem ter inteligência de dados, a gestão corre em viés e em decisões não assertivas. A conectividade serve como uma ponte para a gente cumprir alguns alvos de saúde”, disse o gestor da SES-DF.
Medalha do Mérito da Administração
Durante o evento, o secretário Juracy Lacerda, o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal, e o coordenador de Planejamento e Orçamento da SES-DF, Lucas Bahia, receberam a Medalha do Mérito do Jubileu de Diamante da Administração. A honraria contempla não apenas administradores de formação, mas também personalidades de diferentes setores que prestaram relevantes serviços à área.
Rodrigo Vidal destacou que a Medalha do Mérito da Administração é um reconhecimento de elevado valor: “É um orgulho receber esse título, conferido àqueles que representam o espírito da boa governança, da liderança ética e do compromisso com a eficiência e a transformação das organizações e da sociedade”.
A medalha foi concedida pelos conselhos regionais de administração para celebrar os 60 anos de regulamentação da profissão de administrador no Brasil (1965–2025). A distinção simboliza o reconhecimento àqueles que, com ética, competência e visão estratégica, contribuíram para o fortalecimento da boa gestão e para o avanço da administração como instrumento de transformação social e institucional.
O administrador Lucas Bahia ressaltou o trabalho de planejamento, monitoramento, orçamento e avaliação desenvolvido na SES-DF: “Trabalhamos com muito compromisso visando à eficiência administrativa, à transparência dos processos e ao fortalecimento das práticas de gestão no SUS [Sistema Único de Saúde]”.
Quase cem servidores da Secretaria de Saúde participaram do XIX FIA a convite do Conselho Regional de Administração do DF, visando à atualização e ao aprimoramento profissional de gestores e técnicos.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF










