Profissionais do HCB se engajam em campanha sobre lesões de pele em crianças hospitalizadas 

Durante a internação hospitalar, a epiderme das crianças pode sofrer agravos importantes que merecem atenção especial

6

Promovida na penúltima semana de junho pelo Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), a campanha “Lesões de pele em pediatria: a segurança começa com a prevenção” reuniu as equipes multiprofissionais da unidade de saúde para abordar a atualização de protocolos e técnicas inovadoras de prevenção e tratamento de lesões cutâneas.

Neste ano, para envolver e garantir maior engajamento das equipes, a campanha promoveu jogos interativos e exposição de estandes sobre ostomia, dermatite associada à incontinência (DAI), lesão por pressão (LPP) e prevenção de lesão associada a dispositivos médicos. Além dessas estratégias interativas, foram escolhidos dois mascotes multicoloridos para representar o passo a passo tanto da prevenção quanto do tratamento de lesões de pele: um polvo roxo, representando a prevenção, e outro verde, representando o tratamento.

“Cada tentáculo dos polvos tem um significado”, explicou a gerente da Linha de Cuidado Paciente Crítico do HCB, Jéssica Lima, que também integra a Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas do hospital. “Nós falamos das fixações, dos curativos profiláticos, do rodízio, do sensor, de oximetria. Usamos os mascotes para ter maior adesão e reforçar as práticas de prevenção.” 

Inspeção e avaliação

Para fortalecer o gesto do cuidado compartilhado, houve ainda uma apresentação de teatro de fantoche para as crianças internadas, visando a estimular a prevenção de dermatite associada à incontinência.

“Para algumas crianças que têm maior noção de autocuidado, nós orientamos a higienização, acompanhamos e supervisionamos”, relatou Jéssica Lima. “É função da equipe assistencial realizar a inspeção e avaliação dessa pele, bem como acompanhar os processos e cumprimento dos protocolos. Então, quando há oportunidade de educá-las para a continuidade do cuidado, nós o fazemos com muita responsabilidade.”

Como facilitadores, estiveram presentes os enfermeiros estomaterapeutas e professores Ricardo Zanatta, que proferiu a palestra “Avanço no tratamento de lesões de pele – câmara hiperbárica”; Kelvin Gabriel Soares, com o tema “Uso de tecnologia de terapia a vácuo”; e Miriam Rocha, cuja palestra foi “Análise crítica – tratamento de feridas com o uso de tecnologia de terapia por pressão negativa (TPN)”.

Cuidado compartilhado

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui inúmeras funções, entre elas a de ser barreira contra a perda de água, proteção e prevenção de infecções. Quando se considera a fase da infância, a pele pode apresentar sensibilidades e fragilidades que, conforme o contato com o ambiente, podem ser superadas pelo desenvolvimento progressivo e crescimento do indivíduo.

Do ponto de vista da assistência hospitalar, o cuidado com a pele requer ação conjunta das equipes multiprofissionais no reconhecimento de situações de risco e no conhecimento de especificidades da pele de cada paciente atendido. 

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/HCB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui