Uma publicação que mostra estudos e pesquisas desenvolvidos nas unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Essa é a revista científica Saúde & Inovação, cuja segunda edição foi lançada nesta quinta-feira (3).
A publicação reúne 12 artigos assinados por mais de 40 pesquisadores. Os temas abordam desde o cuidado com pacientes oncológicos até equoterapia para paralisia cerebral, inclusão de pessoas com deficiência, padronização de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e os impactos da pandemia.
“Esse renascimento da revista é um momento histórico não só para o IgesDF, mas também para toda a comunidade científica do DF. Ela retorna com um propósito de ser um espaço aberto e acessível de excelência para residentes, profissionais de saúde, pesquisadores que de fato desejam desenvolver suas produções dentro do Instituto”, afirma a médica e editora-chefe da revista, Bruna Teles.
A diretora da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), Emanuela Dourado, celebrou a retomada da revista com entusiasmo. “Esse projeto passa por vários desafios, mas é sustentado pela dedicação dos pesquisadores e da equipe. A revista é uma conquista de todos nós, que acreditamos no poder transformador da ciência”.
O diretor-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, destacou a importância da publicação para a consolidação da ciência dentro da instituição: “Essa publicação reforça o nosso compromisso com a aplicação do conhecimento científico na prática assistencial”.
Presente na cerimônia, o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, apontou o impacto da iniciativa na gestão pública. “Na saúde, isso significa buscar resultados concretos que impactam diretamente a vida das pessoas. Investir em ciência é investir no futuro da saúde pública”.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, reforçou o papel estratégico da pesquisa no SUS. “Um dos pilares da governança é a pesquisa clínica, que não vem só para melhorar o nosso sucesso, mas para mudar a cultura organizacional. Quando aplicamos conhecimento de forma planejada, entregamos valor ao paciente”, enfatiza.
Pesquisa que conecta e transforma
O evento contou com uma mesa-redonda mediada por Bruna Teles, com a participação do infectologista Tazio Vanni, do epidemiologista Sergio Fernandes e da pesquisadora Janaina Sallas.
“Existe uma inteligência coletiva enorme no Distrito Federal. Precisamos pavimentar caminhos entre a revista, os estudantes, residentes e profissionais de saúde. Por que não pensar também em alcançar espaços internacionais? A causa é grande, e essa publicação tem força para ir mais longe”, afirmou Tazio Vanni.
Homenagem
A cerimônia foi encerrada com homenagens a dois profissionais de destaque na área da saúde. O infectologista Julival Fagundes Ribeiro, referência nacional e internacional em epidemiologia hospitalar e controle de infecções, recebeu uma homenagem das mãos da diretora Emanuela e foi aplaudido de pé pelo público.
“Com 71 anos e mais de quatro décadas de atuação, posso dizer que ser médico e trabalhar na saúde pública é o maior orgulho da minha vida. A pesquisa clínica é essencial para desenvolver tratamentos alinhados com a realidade brasileira. Ela impulsiona avanços na saúde pública e contribui para o progresso científico e econômico do país”, ressalta Julival.
Também foi homenageado o médico intensivista e cardiologista Osório Rangel, reconhecido por sua atuação em cuidados críticos e ensino. A Revista Científica Saúde & Inovação está disponível online.
*Com informações do IgesDF
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Alberto Ruy/IgesDF