Por meio da Gerência-Geral de Qualidade e Processos, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu, na quinta-feira (3), um treinamento sobre auditoria interna nas unidades de saúde, com a participação de 34 colaboradores da área.
O objetivo da capacitação foi implementar auditorias internas de forma sistemática, abrangendo os processos relacionados às áreas assistenciais e administrativas nas unidades hospitalares do instituto.
Com o treinamento, os núcleos de qualidade de cada unidade terão subsídios para avaliar se as práticas e os protocolos estabelecidos estão sendo seguidos de forma adequada, identificando não conformidades e oportunidades de melhoria.
As auditorias serão realizadas por meio de visitas presenciais, aplicação de checklists baseados em documentos reconhecidos nacionalmente, envio de relatórios e acompanhamento dos planos de ação.
Comprometimento
“O IgesDF está vivendo um momento de mudança de cultura e abraçando as acreditações, que nada mais são do que a concretização de um trabalho árduo, com todas as suas dificuldades, e, acima de tudo, com muito comprometimento”, resumiu a assessora do Gerência-Geral de Qualidade e Processos, Marina Freschi.
Para Adriana Rodrigues, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, o treinamento amplia o alcance das auditorias e fortalece a avaliação de todos os setores, não apenas os assistenciais. “Com mais informações e embasamento, será possível realizar diagnósticos mais precisos e propor melhorias em toda a rede do IgesDF”, avaliou.
A gerente administrativa do IgesDF, Marina Rocha, também destacou a importância do treinamento: “Este é um período estratégico para a qualidade, que tem se estruturado para iniciar ações de melhoria nos processos das unidades”.
*Com informações do IgesDF
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/IgesDF