A partir deste mês, a parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a empresa de transporte por aplicativo Uber Brasil será ampliada e alcançará também as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar atendidas nas unidades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O serviço consiste em um desconto de R$ 40 por corrida. O valor é deduzido da tarifa final entre o núcleo e o destino indicado pela vítima — podendo cobrir integralmente o trajeto ou reduzir significativamente o custo, dependendo de fatores como a distância.
Antes, o benefício estava disponível nas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deams) I e II (Asa Sul e Ceilândia). Com a ampliação, ele passará a ser disponibilizado também nos Nuiams localizados no Paranoá (6ª DP), Núcleo Bandeirante (11ª DP), Riacho Fundo (29ª DP) e Vicente Pires (38ª DP). Nessas unidades, as vítimas têm acesso a atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social em um modelo integrado e humanizado.
“Essa iniciativa reforça o conceito de integralidade adotado pela Secretaria de Segurança Pública, reunindo governo, iniciativa privada e sociedade no enfrentamento à violência de gênero. É uma ação concreta para que nenhuma mulher volte para casa desprotegida após fazer a denúncia, que é fundamental para atuação das autoridades policiais e do Estado, de forma geral”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Para a titular da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam/PCDF), delegada Karen Langkammer, a medida é fundamental. “Com essa ampliação, conseguimos garantir que mais mulheres, em diferentes regiões do DF, tenham não apenas acolhimento especializado, mas também a segurança de chegar a um destino protegido após a denúncia. O transporte gratuito é mais do que um deslocamento: é a última etapa de um atendimento humanizado, que começa na escuta qualificada e termina com a vítima fora do alcance do agressor. A Diam, que vai gerenciar a distribuição desses vouchers entre os Nuiams, fará essa entrega de acordo com a demanda, a necessidade e a especificidade de cada região administrativa.”
O fluxo de atendimento nos Nuiams seguirá o mesmo modelo já adotado nas Deams: ao término do atendimento policial, a equipe gera o código promocional e entrega à vítima, que pode optar por seguir para sua residência, casa de familiares, hospital ou abrigo especializado, conforme a necessidade. A medida integra o eixo Mulher Mais Segura, do programa Segurança Integral.
Resultados e impacto
Desde o início da parceria, em novembro de 2023, 107 mulheres já utilizaram o transporte gratuito nas Deams. O serviço não apenas oferece segurança no deslocamento após o registro da ocorrência, como também incentiva a denúncia e o rompimento do ciclo de violência, especialmente para aquelas que não dispõem de rede de apoio ou recursos próprios para sair de casa.
“A parceria com a Uber incentiva e garante o acesso efetivo das vítimas ao sistema de justiça e fortalece a rede de proteção. A possibilidade de deslocamento para diferentes destinos amplia a efetividade do acolhimento e reduz riscos após a denúncia”, destaca a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF, Regilene Siqueira.
Como funciona
- Quem pode utilizar: mulheres vítimas de violência doméstica e familiar atendidas nas Deams I e II ou nos Nuiams selecionados
- Valor do benefício: desconto de R$ 40 na corrida, por meio de código promocional entregue pela equipe de atendimento
- Destino: a vítima escolhe — pode ser residência, casa de familiares, hospital ou abrigo especializado
- Onde acessar o benefício: Deam I – Asa Sul e Deam II – Ceilândia
| Nuiams: Paranoá (6ª DP), Núcleo Bandeirante (11ª DP), Riacho Fundo (29ª DP) e Vicente Pires (38ª DP).
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/SSP-DF