Hospital de Ceilândia completa 44 anos com mais de 55 mil atendimentos só em 2025

Unidade é referência, principalmente, para a população de Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente e Pôr do Sol

6

Uma das principais unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF), o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) completa 44 anos nesta quarta-feira (27). A unidade é referência principalmente à população de Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. Sua grandeza é refletida nos números: apenas neste ano, até julho, foram realizados mais de 55,2 mil atendimentos de urgência e emergência; 38,6 mil exames laboratoriais e de imagem; 4,3 mil cirurgias e 2,2 mil partos.

“O HRC é um gigante que, apesar das dificuldades, conquista o amor dos servidores. Atendemos a maior cidade do DF [Ceilândia] e somos referência em muitas áreas. Que possamos crescer e acolher a população com muito amor, carinho e dedicação”, deseja o diretor do hospital, Cézar Brenol Renk. Servidor de carreira da SES-DF, o médico destaca que, dos 30 anos na profissão, 24 tiveram dedicação ao HRC. “É uma vida de aprendizados”, conta.

Serviços

Com atendimento de emergência 24 horas, o hospital é referência nas áreas de clínica médica, ortopedia e traumatologia, ginecologia obstetrícia, cirurgia geral e pediatria. O centro cirúrgico, além de apoiar a emergência, é especializado nos procedimentos de hérnia e colecistectomia. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem dez vagas e a UTI Neonatal outras dez. Os leitos de enfermaria somam 229 e o hospital ainda conta com um Banco de Leite Humano (BLH).

Inaugurado em 27 de agosto de 1981, quando todo o Distrito Federal abarcava uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas, o HRC vive hoje o desafio do salto demográfico. Só o número de residentes das localidades abrangidas pela Região de Saúde Oeste já se aproxima de 450 mil indivíduos.

Não bastasse, o hospital também recebe pacientes de outras partes da capital e até de municípios do Entorno, tanto para urgência e emergência quanto para procedimentos eletivos. Para fazer frente a essas demandas, a SES-DF tem investido na unidade.

Neste ano, por exemplo, foram adquiridos novos equipamentos cirúrgicos a um investimento superior a R$ 2,5 milhões, permitindo, entre outras possibilidades, reforçar a segurança dos procedimentos nas seis salas cirúrgicas. Ainda em 2025, a ala pediátrica do HRC passa por revitalização, com adequações nas enfermarias, banheiros, recepção, salas de triagem, entre outros. 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui