A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) iniciou, nesta terça-feira (25), as atividades do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde. A aula magna, realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), marcou o início das atividades da 14ª turma do mestrado e a estreia da primeira turma do doutorado profissional da instituição.
Vinculado à área de enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa foi criado em 2012 e já formou mais de 150 profissionais no mestrado em ciências para a saúde. Com a implementação do doutorado, a ESP/DF é a primeira instituição de ensino vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF) a ofertar formação nesta modalidade. O processo seletivo mais recente, em agosto, resultou no ingresso de oito novos doutorandos e 26 novos mestrandos.
“Vamos formar mestres e doutores que farão grandes entregas para a população e para o SUS/DF”, declarou a diretora- executiva da Fepecs, Inocência Rocha. “Este momento representa a concretização de um sonho, e meu desejo é que possamos continuar formando novas turmas e devolvendo ao Sistema Único de Saúde, profissionais cada vez mais capacitados.”
A diretora substituta e coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da ESP/DF, Vanessa Campos, lembrou os desafios enfrentados para a implementação do programa e reforçou o compromisso institucional com a formação em saúde: “Este é um programa do SUS para o SUS. Nós estamos aqui por causa do sistema de saúde, porque queremos promover assistência, gestão e um trabalho de vigilância qualificados”.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde, Leila Gottëms, recordou a trajetória histórica da iniciativa: “Nossa trilha foi construída para que todos aprofundem o diagnóstico de problemas do cotidiano, apropriem-se de evidências teóricas e metodológicas e sejam capazes de modelar as melhores respostas”.
*Com informações da Fepecs
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Fepecs










