Saúde abre edital para aquisição de ventilômetros que reforçam a segurança respiratória em UTIs e emergências

Equipamento é essencial para avaliação rápida da função pulmonar e amplia o suporte ao cuidado de pacientes críticos na rede pública do DF

2

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lançou, nesta segunda-feira (2), o Edital nº 006/2026 para a aquisição de ventilômetros de Wright, equipamentos utilizados no monitoramento da função pulmonar em unidades de terapia intensiva (UTIs) e salas de emergência. A iniciativa busca incrementar o número de aparelhos na rede, garantindo respostas mais rápidas em situações críticas e maior precisão no cuidado de pacientes com comprometimento respiratório.

O ventilômetro de Wright é um dispositivo analógico portátil que mede volumes e capacidades pulmonares, como volume corrente e volume minuto. As informações fornecidas pelo equipamento auxiliam equipes médicas e assistenciais na avaliação imediata do estado respiratório do paciente, especialmente em casos graves.

“O ventilômetro é uma ferramenta estratégica para o cuidado em ambientes críticos, pois permite avaliações rápidas e confiáveis da função respiratória; com isso, o IgesDF reforça a segurança dos pacientes e oferece melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde”, reforça Pedro Henrique Mendes, analista de compras do IgesDF.

Processo de aquisição

O período de acolhimento das propostas vai desta segunda (2) até o dia 13 deste mês. Podem participar do processo de compras pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, legalmente autorizadas a funcionar no Brasil e com regularidade jurídica, fiscal e trabalhista.

edital completo e seus anexos estão disponíveis no site do IgesDF e na plataforma Apoio Cotações, garantindo transparência e ampla concorrência no processo de aquisição.

*Com informações do IgesDF

Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/IgesDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui