Professor cria computador de R$ 22 para ajudar jovens de baixa renda nos estudos

74

Objetivo é popularizar o dispositivo para atender estudantes em todo o país.

Nascido em Palmares (PE) e radicado em Juazeiro do Norte (CE), o ex-catador de latinhas e professor Ciswal Santos, desenvolveu um computador com apenas R$ 22 para ajudar famílias e estudantes de baixa renda no acesso à tecnologia e à educação.

O dispositivo batizado de HYTEC One, “oi, tecnologia” em inglês, foi criado com componentes eletrônicos simples, que rodam um sinal operacional básico e pode ser conectado em um monitor ou no celular.

O computador realiza comandos de reprodutor de mídias, criação de texto, planilhas, slides, e outros programas. Ciswal teve a ideia em meio à pandemia da Covid-19, quando viu a dificuldade de estudantes para assistir às aulas remotamente, visto que a maioria vem de família carente e não tem condições e nem acesso a um computador ou internet.

O professor foi catador de latinhas na infância e adolescência para ajudar na renda da família e poder estudar. Em 2018, foi selecionado para estudar na Universidade de Harvard, EUA, após seu projeto de geração de energia sustentável, captação de água e acesso à internet de baixo custo para o sertão.

O objetivo é fazer o HYTEC One se popularizar no Brasil inteiro, principalmente na região Nordeste, para atender às necessidades do momento. Porém, um grupo de empresários de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quer investir na ideia e levar para o continente africano.

Por redação do UOL com Informações de Sueli Moitinho do Painel da Cidadania

Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui