CLDF recebe selo por agenda ambiental; ações são estimuladas nos domicílios durante trabalho remoto

Uma das ações realizadas pelo Comitê Gestor da Sustentabilidade (Ecolegis), antes da pandemia, foi a campanha sobre coleta seletiva de resíduos sólidos

1372

A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu o Selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública. O certificado é um reconhecimento aos esforços empenhados pelo Legislativo local na busca por uma gestão sustentável, tanto do ponto de vista do uso de materiais e energia como da sensibilização socioambiental dos servidores. Durante a pandemia, quando a CLDF instituiu o teletrabalho, trabalhos e campanhas de mobilização seguem de forma remota, estimulando boas práticas também nos ambientes domésticos.

Coordenada pelo Ecolegis – Comitê Gestor da Sustentabilidade, a gestão ambiental da Casa registra diversos avanços, como a troca de todas as torneiras e descargas do prédio da sede por dispositivos de baixo consumo de água; a instalação de uma usina fotovoltaica; a implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos; o estímulo ao uso de copos retornáveis, entre outras ações. Além disso, o comitê realiza, anualmente, campanhas durante o Dia Mundial sem Carro, em setembro, bem como o chamado “Desafio Vertical”, para estimular o uso de escadas em vez do elevador. 

Para Uirá Lourenço, coordenador do Ecolegis, é importante envolver os servidores nas ações de forma leve e com “energia positiva”, de forma a transformar hábitos.Em tempos de trabalho remoto, o ambientalista disse que o engajamento segue sendo feito, por meio de campanhas de vídeo de economia e reuso de água nos domicílios, por exemplo.

Parcerias

Sobre a adesão ao A3P, de âmbito nacional, o ambientalista ressalta a importância de parcerias com diversos órgãos, como com a Câmara dos Deputados, que tem auxiliado na implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS), para o planejamento de ações e metas em direções sustentáveis. “A troca de experiências é fundamental para reforçar o trabalho interno”, aponta Uirá Lourenço.

Por Denise Caputo – Agência CLDF com informações de Sueli Moitinho

Foto Fabrício Veloso/CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui