O canto que acalma os pacientes mentais no Riacho Fundo

Unidade de Saúde oferece música aos que aguardam por atendimento como forma de acolhimento e interação

1337

Com o objetivo de criar interação com os pacientes, acolher e diminuir a ansiedade de cada um, o projeto Meu Canto foi retomado nesta terça-feira (03/08/21) no Instituto de Saúde Mental (ISM), no Riacho Fundo. Enquanto aguarda atendimento no ambulatório, o público pode se distrair com uma dupla de cantores in loco.

Criado há três anos, o projeto ficou parado devido à pandemia. Após cada música, abre-se um debate para que todos participem e coloquem ideias e percepções para o grupo presente sobre as letras e significados. A atividade é oferecida todas as terças-feiras, às 8h30.

“Este é um projeto muito bacana, música é vida e este é um momento de leveza, em que todos os pacientes e servidores começam o dia com alegria e tranquilidade. Além disso, é um projeto que acolhe, traz confiança e liberdade de expressão para os pacientes, que se sentem à vontade para expor suas ideias. O maior foco é a interação do paciente, pois a música ajuda até mesmo em seu prognóstico”, explica o diretor de Atenção Secundária da Região Centro-Sul, Thiago Braga.

A musicoterapia foi implantada na Região Centro-Sul por ideia da superintendente Flávia Oliveira e também ocorre no Hospital Regional do Guará há um ano. 

Iniciativa

Nesta terça-feira as músicas escolhidas para serem cantadas foram Mais Uma Vez (Renato Russo) e Anunciação (Alceu Valença).

O paciente Robson José da Silva, de 42 anos, gostou muito de participar do projeto Meu Canto. “Essa é uma iniciativa maravilhosa, um momento de acolhimento que é tão bom que a gente nem vê o tempo passar enquanto espera para ser atendido. Achei essa iniciativa muito legal, acho que deveria ser implantado em todos os hospitais”, avalia.

A música fica por conta dos psicólogos Aristóteles de Oliveira e Simone Duarte. Eles cantam as canções e propõem as reflexões para os pacientes. “A arte sempre foi utilizada como terapia, sempre investimos em arte como método terapêutico. O principal objetivo do Meu Canto é relaxar os pacientes em um momento de leveza e tranquilidade, reduzir a ansiedade para que eles cheguem nas consultas mais tranquilos e menos introspectivos, pois já foram estimulados com a música”, ressalta Aristóteles.

Simone acredita que o Meu Canto possui dois vieses, sendo um voltado para o lugar de expressão, de cantar, e o outro no sentido de lugar no mundo, de existir e ser importante. “Queremos que as pessoas entendam que elas têm seu lugar e podem ser ouvidas. A música alcança isso”, conclui.

O Instituto de Saúde Mental possui equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais e atende pacientes regulados que estejam com quadro clínico estável.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília com informações de Sueli Moitinho

Foto: Geovana Albuquerque/Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui