GDF entrega 300 certificados em biolavagem para guardadores de carros

Profissionais foram treinados, receberam crachá de identificação, cartão de apresentação e kit para lavar até 120 automóveis cada

10677

Mais de 300 guardadores e lavadores de carro capacitados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) receberam, nesta quarta-feira (25), o certificado do treinamento após passarem por um curso de qualificação. A iniciativa da Secretaria de Trabalho (Setrab) levou treinamento a esses profissionais, que receberam crachá de identificação, colete, cartão de apresentação e até um kit de biolavagem, tudo para o melhor exercício da atividade.

A entrega dos kits ocorreu no Setor Comercial Sul (SCS) com a presença do governador Ibaneis Rocha e de autoridades. O chefe do Executivo local elogiou a atuação desses trabalhadores e agradeceu o empenho de secretários e deputados para que os trabalhadores desempenhem suas atividades com mais dignidade e reconhecimento.

“Esses profissionais trabalham com carinho e ganham a confiança das pessoas. É uma categoria que merece nosso respeito. É isso que estamos entregando a eles: dignidade e respeito. Agora, eles têm um crachá para mostrar, um cartão para apresentar aos clientes e um kit de lavagem para trabalhar”, comentou o governador Ibaneis Rocha.

O cadastramento de lavadores e guardadores tem como objetivo conhecer o perfil dos trabalhadores e organizá-los como categoria. Além de fazer a identificação e formalização, o cadastramento permite melhores condições de trabalho e traz maior segurança aos usuários desses serviços.

De um total de 878 guardadores e lavadores que manifestaram interesse em se cadastrar, 329 apresentaram a documentação necessária e ficaram aptos a participar do curso de qualificação profissional.

“Partimos para um processo de valorização de pessoas, que são microempreendedores e que nunca foram valorizados. Iniciamos o processo de reconhecimento do Estado em relação à essa atividade comercial que existe há muito tempo, num processo de qualificação profissional para o melhor atendimento ao público e também do uso e reuso da água, estamos em um processo de como lidar com o uso racional da água”, aponta o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Esses trabalhadores receberam treinamentos como noção de atendimento ao público, aplicação de conhecimento básico de etiqueta social no atendimento ao cidadão, noção de comunicação não violenta e aplicação de conhecimento básico da teoria de inteligência emocional no âmbito do trabalho, noção de empreendedorismo, além do curso prático de biolavagem.

Parceria com o legislativo

Autor da Lei 6.668/2020 que prevê a organização e regramento da categoria de lavadores e guardadores, o deputado distrital e vice-líder do Governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros, comemorou a realização do projeto.

“Vocês têm dignidade e essa lei veio para ajudar a categoria. Esse cadastro é importante, o kit de lavagem é um início. É uma forma de vocês terem algo para crescer em termos de economia. Que vocês tentem seguir assim, quanto menos água melhor para nosso meio ambiente, para a população e organização de vocês”, destacou o deputado distrital ao discursar para os guardadores e lavadores presentes durante a cerimônia.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente classificou o projeto como um “importante trabalho de capacitação profissional. É o primeiro passo para o crescimento profissional dessa categoria”.

Guardador e lavador de carro há quase 20 anos, Denisson de Paula, de 40 anos, fez questão de enaltecer o novo momento para a categoria. “Nós lavadores e guardadores somos dignos de respeito e não como parte da sociedade pensa o que somos. Ese projeto veio para mostrar isso, veio como uma chave para o sonho da profissão. Ele vem para fazer diferença e valorizar os guardadores e lavadores de carro. É uma grande evolução para nós”, apontou.

Durante a cerimônia, foram distribuídos mil cupons de lavagem grátis para os frequentadores do Setor Comercial Sul.

Por Agência Brasília com informações de Sueli Moitinho

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui