Novembro Azul chama atenção para cuidados com a saúde dos homens

Ao longo do mês, Secretaria de Saúde faz diversas ações para conscientizar sobre o tema

453

Muito além da prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância de os homens cuidarem o ano todo da saúde. A Secretaria de Saúde vai realizar, ao longo do mês, diversas ações para reforçar a mensagem e falar sobre o cuidado com as doenças que mais afetam os homens.

Com o slogan “Cuidar da saúde é uma prioridade! Previna-se, cuide da sua família e procure a unidade de saúde mais próxima”, a campanha deste ano propõe ações para a ampliação do cuidado à saúde dos homens. “Historicamente os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças”, alerta a gerente de apoio em Saúde da Família, Mariana Rodrigues.

De janeiro a outubro de 2021, apenas 34,7% dos atendimentos na Atenção Primária do Distrito Federal foram para o sexo masculino.

Segundo Mariana, a partir desse cenário, a proposta é que a Secretaria de Saúde promova ao longo do mês atividades voltadas ao público masculino e também que essas ações de incentivo se estendam para os outros meses do ano.

O coordenador de Saúde do Homem na Atenção Primária, Douglas Moreira, convida a todos para celebrar o Novembro Azul. “Este mês vamos lembrar de cuidar da nossa saúde, que muitas vezes fica no fim da lista de prioridades. O melhor lugar para que isso aconteça é na sua unidade básica de saúde”, indica.

Pelo portal Info Saúde-DF é possível acessar o Busca Saúde UBS e verificar a localização de todas as 175 UBSs e informações detalhadas como horário de funcionamento, inclusive as que possuem horário estendido, e serviços disponíveis. Clique aqui e veja como fazer a busca.

“Na UBS nós oferecemos cuidado integral, promovendo saúde, prevenindo e tratando doenças, estimulando o vínculo e a qualidade de vida. Lembrando que a UBS é a porta de entrada para todos os serviços da Secretaria de Saúde. Além disso, é também um espaço de cuidado”, reforça Douglas.

Confira o convite do coordenador de saúde do homem na atenção primária, Douglas Moreira:

https://www.youtube.com/watch?v=lrsLsRHDX0s

Programação

A programação deste ano conta com atividades tanto na atenção primária quanto na secundária. Nas UBSs estão previstas ações como distribuição de materiais educativos, realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, distribuição de preservativos, palestras voltadas para prevenção e autocuidado e higiene bucal, conferência do cartão de vacina do adulto, solicitação de exame PSA, se necessário, além de atividades como corte de cabelo e barba.

Além dessas, estará em foco a prevenção ao câncer de próstata. Na Região de Saúde Sudoeste, por exemplo, pacientes que apresentarem alterações no exame de antígeno prostático específico (PSA), utilizado principalmente para rastrear câncer de próstata, e outros sinais clínicos de acordo com a avaliação médica serão encaminhados ao Centro Radiológico de Taguatinga (CRT) para realização de ecografias de próstata na semana de 16 a 19 de novembro.

Os pacientes que necessitarem serão encaminhados para consulta com urologista no ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) na semana de 22 a 26 de novembro. O encaminhamento é feito pelas UBSs da Região.

Ainda neste mês, está prevista a entrega da reforma do ambulatório de urologia/andrologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). As melhorias incluem pinturas de consultórios, retirada de divisórias, criação de sala para procedimentos e endoscopia urológica, além da criação da sala da secretaria da Andrologia e Urologia.

Acompanhe aqui a programação completa para o novembro azul.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília com informações de Sueli Moitinho

Foto: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui