A Goinfra, empresa responsável pela manutenção da GO-118, interditou a rodovia nos dois sentidos após uma cratera de 30 metros de comprimento engolir uma das faixas de rolamento. O incidente aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (24/12/21), quando o trânsito de veículos foi liberado em apenas um sentido.
No entanto, ao avaliar a situação no começo da tarde deste sábado (25/12), os gestores da rodovia decidiram fechar a pista. Diretor de Turismo de Teresina de Goiás, Valtenes Claudino Resende esteve no local e atribuiu o problema ao grande volume de chuva. “Não tem bueiro embaixo do asfalto. 60% da pista derreteu como se fosse gelatina e já tem um rachado comendo cerca de 1m da outra faixa”, descreveu.
Sem opção
A cratera na GO-118 apareceu perto da fazenda Qualipeixe, a 25km de Teresina, município distante 60 km de Alto Paraíso e 22 km de Cavalcante, ambos na Chapada dos Veadeiros. Questionado sobre rotas alternativas, Valtenes Resende informou que o acesso a partir daquele ponto só é feito por estradas de terra. No entanto, por conta do volume de chuva, apenas veículos com tração nas quatro rodas conseguirá seguir viagem.
Sobre quais estratégias o poder público tomou para evitar que motoristas de outros estados fiquem presos na região, Valtenes Resende informou que o assunto está sendo discutido entre os secretários de turismo dos três municípios atingidos pelo problema.
Por Adriana Bernardes do Correio Braziliense com informações de Sueli Moitinho
Foto: Correio Braziliense