Região Leste recebe campanha contra a hanseníase

Doença infecciosa tem tratamento ofertado nas Unidades Básicas de Saúde

143

Moradores do Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico, área identificada como Região Leste de saúde do DF, estão convidados a participar, neste sábado (22/01/22), da campanha de combate e conscientização sobre a hanseníase. A ação ocorre na Unidade Básica de Saúde 3 do Paranoá Parque, das 7h às 12h.

“A gente vai acolher todo mundo que chegar”, explica a gerente de Áreas Programáticas de Atenção Primária à Saúde da Região Leste, Verônica Lobo. Uma equipe de profissionais estará à disposição para tirar dúvidas, fazer os testes e orientar os pacientes, adianta a gerente.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele. É causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Entre os sintomas estão fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais com alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular.

A doença tem cura e o tratamento é oferecido nas unidades básicas de saúde (UBSs).

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília com informações de Sueli Moitinho

Arte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui