Frente fria deve baixar temperatura para 10ºC no DF

A previsão do Inmet é de chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira. O frio deve se intensificar e se estender até o fim de semana

218

A temperatura vem caindo bastante no Distrito Federal nesta semana. A passagem de uma frente fria, seguida de uma forte massa de ar de origem polar, vai provocar uma queda acentuada no clima da capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança já está sendo percebida pelos moradores e deve se intensificar até a chegada do fim de semana, onde as temperaturas voltam a subir gradativamente.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Cleber Souza, as chuvas fortes se iniciaram nessa segunda-feira (31) e devem ficar até o início de quarta-feira (2), feriado de Dia de Finados. Sendo que, devido a uma massa de ar polar vinda do sul, as chuvas devem diminuir a intensidade e o frio aumentar.

O INMET ainda publicou um aviso que essas chuvas até essa quarta, irão cair entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/h, com ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

“A frente fria que veio começa a se afastar para a Bahia. Com isso, a tendência é que as chuvas mais fortes ocorram até hoje (terça-feira). Amanhã, com o afastamento dela, que vem acompanhado com uma massa de ar polar, as temperaturas devem entrar em declínio acentuado, então para os próximos dias fica a predominação do frio”, explica o meteorologista.

Cleber destaca que mesmo assim, haverá a presença de muitas nuvens e a possibilidade de chuvas em áreas isoladas pelo menos até a sexta-feira. Nas madrugadas e nas primeiras horas de quinta (3) e sexta-feira (4), as mínimas despencam, ficando entre 10°C e 12°C, em alguns pontos do DF. À tarde, os termômetros não devem passar dos 20°C, ficando entre 18ºC e 19ºC.

Devido às chuvas intensas, o instituto destaca que há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Além disso, o declínio da temperatura pode resultar em riscos à saúde dos moradores da capital.

“As temperaturas que estavam em torno de 30ºC vai ficar a máxima de 22ºC, e a mínima pode chegar a 11ºC, e até 10ºC na madrugada dos próximos dias, então vamos sentir um frio atípico para essa época do ano (novembro) aqui no DF”, completa Cleber Souza.

Por Redação do Jornal de Brasília com informações de Sueli Moitinho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Reprodução Jornal de Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui