GDF recebe demandas de mulheres do campo em reunião no Buriti

Primeira reunião de fórum distrital permanente formulou e debateu propostas de políticas voltadas à promoção dos direitos das moradoras da área rural do DF e do Entorno

94

A Secretaria da Mulher promoveu o primeiro encontro do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado de 2023. O evento, ocorrido nesta quarta-feira (14/02), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, reuniu mulheres que estão à frente de associações, redes e conselhos ligados a movimentos de luta pela terra, além de representantes das secretarias de Saúde; Mobilidade; Trabalho; Agricultura; Educação e Defesa Civil.

“Dar voz a quem mais precisa. Esse é o nosso maior objetivo. As participantes tiveram a chance de expor as suas dificuldades e, juntas, vamos construir políticas públicas efetivas para todas”Giselle Ferreira, secretária da Mulher e presidente do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado

Além de dar posse à secretária da Mulher, Giselle Ferreira, como presidente do fórum, a reunião teve como objetivo ouvir as demandas das mulheres que vivem na zona rural do DF e do Entorno e, juntas, formular e debater propostas de políticas voltadas à promoção dos direitos das moradoras do campo e do Cerrado.

“Dar voz a quem mais precisa. Esse é o nosso maior objetivo. As participantes tiveram a chance de expor as suas dificuldades e, juntas, vamos construir políticas públicas efetivas para todas”, destaca a secretária.

Durante o evento, assuntos como local para exposição e comercialização de seus produtos, mobilidade urbana, acesso à educação e à saúde foram destacados e encaminhados para as pastas pertinentes.

Representante do Assentamento Rural Gabriela Monteiro, Viviane Moreira destacou a importância do fórum para o cuidado com a população feminina que mora nas áreas rurais: “É nesse espaço que nós conseguimos apresentar nossas pautas. É ali que criamos a conexão com o governo. O fórum facilita o diálogo entre as secretarias e a comunidade rural para que possamos ter nossas necessidades atendidas”.

O Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado foi criado pelo Decreto nº 34.922, de 4 de dezembro de 2013, e alterado pelo decreto nº 40.220, de 31 de outubro de 2019, e tem reuniões bimestrais.

*Com informações da Secretaria da Mulher

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui