Brasília reúne estudantes de todo o país nos jogos escolares de atletismo

O Campeonato Brasileiro Escolar da modalidade é disputado até a próxima quinta-feira (23/03) e reúne mais de 300 atletas de 26 estados e do DF

121

Estudantes-atletas de todo o país estão reunidos no Distrito Federal para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo. A cerimônia de abertura realizada na noite desta terça-feira (21/03), no Bay Park Resort Hotel, na Vila Planalto, reuniu mais de 500 pessoas, entre dirigentes, árbitros e os atletas que representam 26 estados, além do DF. As competições vão até a próxima quinta-feira (23/03).

O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar, participou da solenidade e destacou a importância da integração entre a educação e o esporte no processo inclusivo e no exercício da cidadania. “São dois mecanismos essenciais que permitem a prática dos bons valores, logo um acaba complementando o outro. O esporte e a educação, quando se unem, formam cidadãos de bem e são capazes de transformar vida”, ressaltou.

“O DF tem recebido grandes eventos esportivos nacionais, como a Copa Brasil de Marcha Atlética e o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. Outros virão, chega de sairmos do DF”Julio Cesar, secretário de Esporte e Lazer

Ele também enfatizou que Brasília vem se consolidando como a capital do esporte. “O DF tem recebido grandes eventos esportivos nacionais, como a Copa Brasil de Marcha Atlética e o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. Outros virão, chega de sairmos do DF”, completa o secretário.

Representando a delegação do DF, a estudante Eduana Soares, de 16 anos, aluna da Escola Militar de Brasília, compete na modalidade dos 100 metros e no arremesso de peso, se diz muito feliz em participar das disputas. “Estou com a expectativa de conseguir o pódio dos 100 metros, sei que tenho potencial e treinei para isso. Essa é minha primeira competição à nível nacional e estou muito feliz em representar o DF”, conta a estudante.

Os jogos têm o objetivo de associar e operacionalizar o esporte como ferramenta de fomento do desporto e congregar o desenvolvimento esportivo ao educativo.

A Competição

As competições iniciaram nesta segunda-feira (20). Promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, as provas estão sendo realizadas no Comando Militar do Planalto, no Setor Militar Urbano (SMU), na Divisão de Educação Física.

O Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo 2023 conta com a participação de aproximadamente 324 estudantes-atletas da educação básica nos gêneros feminino e masculino. Cada estudante-atleta participam de no máximo de duas provas individuais, podendo ser: 1 corrida + 1 salto, 1 corrida + 1 arremesso ou lançamento ou 1 salto + 1 arremesso ou lançamento.

Além das competições, os estudantes participaram de um city tour que passará pelos principais pontos turísticos da capital federal, proporcionando aos estudantes um momento de descontração e lazer, além das cerimônias de premiação que prestigiará os melhores do campeonato.

Por Agência Brasília

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui