Novo manual do GDF apresenta técnicas para dimensionar força de trabalho

Publicação da Seplad orienta o passo a passo para organizar atividades com olhar cauteloso para o servidor

139

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) publicou nesta sexta-feira (24/03) o Manual Técnico de Operacionalização e Dimensionamento da Força de Trabalho do Distrito Federal. É um guia para auxiliar na organização da força de trabalho no Governo do Distrito Federal (GDF).

“O dimensionamento da força de trabalho no serviço público é ferramenta essencial para a excelência dos serviços ofertados à população. O novo manual busca ainda otimizar e valorizar o trabalho do servidor por meio da gestão participativa e humanizada”Ângelo Rocalli, secretário-executivo de Administração da Seplad

A publicação já está disponível para consulta e expõe estratégias de gestão de pessoas, melhoria do ambiente de trabalho e clima organizacional. “O Manual de Dimensionamento da Força de Trabalho é um importante instrumento. Ele vai orientar as unidades de gestão de pessoas dos diversos órgãos da administração distrital a produzirem informações para subsidiar os processos decisórios de composição e recomposição de pessoal”, explica o secretário-executivo de Administração da Seplad, Ângelo Rocalli.

O secretário diz ainda que a adoção da metodologia ajudará a definir a gestão da força de trabalho no âmbito do Distrito Federal, tanto em relação às necessidades de contratação de pessoal quanto às competências que deverão ser exigidas, aos custos, etc. Segundo ele, “o dimensionamento da força de trabalho (DFT) no serviço público é ferramenta essencial para a excelência dos serviços ofertados à população. O novo manual busca ainda otimizar e valorizar o trabalho do servidor por meio da gestão participativa e humanizada”.

Responsável pela Diretoria de DFT da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), Mirian Beneton Valim explica que o dimensionamento da força de trabalho tem como principal objetivo proporcionar ao gestor conhecer o capital humano sob sua gestão. “O DFT é um instrumento valioso para o gestor, para o GDF e também para o servidor, pois ele retrata a realidade do órgão de maneira clara e atualizada, com dados e informações relativos aos processos de trabalho, à qualificação dos servidores e à disponibilidade de pessoas de forma sistematizada – o que possibilita embasar o planejamento do capital humano de forma eficiente, eficaz, efetiva e econômica, aliados ao aumento da satisfação dos servidores e à melhora no ambiente de trabalho e clima organizacional.”

Uma das idealizadoras do manual, a diretora comenta que alguns órgãos já estão implementando a metodologia. “Fizemos um projeto-piloto com o Hemocentro e agora vamos iniciar os trabalhos também no Iprev [Instituto de Previdência do Servidores do DF] e no Inas [Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do GDF]”, conta.

Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, Ricardo Trigueiro, o manual vai ajudar as unidades com diretrizes e metodologia para conhecer e aproveitar melhor o capital humano sob sua gestão. “O dimensionamento da força de trabalho é uma ferramenta de fundamental importância para a gestão de pessoas, pois proporciona ao gestor conhecer, gerir e tomar decisões de forma embasada, no que diz respeito ao capital mais importante sob sua gestão: o servidor.”

O subsecretário comenta ainda que é preciso investir em práticas de gestão de pessoas eficientes e alinhadas aos objetivos estratégicos do GDF para garantir maior eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão. “A Sugep está buscando cada vez mais inovar nas práticas de gestão de pessoas para melhor servir à população”, assegura.

O manual possui 46 páginas e atende aos quesitos no Decreto nº 43.291, de 9 de maio de 2022, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a realização do dimensionamento da força de trabalho da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Planejamento

Por Agência Brasília

Foto: Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui