Trânsito é liberado em toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga

Governador Ibaneis Rocha inaugurou, neste sábado (13/05) o trecho que faltava para a via ser totalmente aberta

66

Carros e motos já podem transitar por toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga. Uma cerimônia comandada pelo governador Ibaneis Rocha marcou a abertura total da via, na manhã deste sábado (13). Com 870 m de extensão, a pista liga as avenidas Samdu e Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade.

“Tudo o que é concluído, a gente faz questão de entregar imediatamente, para facilitar a vida tanto dos comerciantes quanto das pessoas que transitam pela região. Porque sabemos do transtorno causado ao longo desses mais de dois anos de obra”Governador Ibaneis Rocha

Construída às margens do boulevard do Túnel de Taguatinga, a marginal sul foi liberada em duas etapas. O trecho de 520 m que vai da Avenida Comercial até a EPTG ficou pronto em outubro do ano passado. Agora, foram abertos os outros 350 m da via, percurso que se inicia nas proximidades da Samdu e vai até a Avenida Comercial. A inauguração permitirá que a pista seja usada por completo, do começo ao fim.

“Tudo o que é concluído, a gente faz questão de entregar imediatamente, para facilitar a vida tanto dos comerciantes quanto das pessoas que transitam pela região. Porque sabemos do transtorno causado ao longo desses mais de dois anos de obra”, comentou Ibaneis Rocha. “Com a abertura, somente os ônibus vão continuar usando um desvio”.

A liberação total da via para o tráfego de coletivos será feita após a construção de calçadas e paradas no trecho recém-inaugurado. Enquanto não ficam prontas, eles seguirão transitando pela Avenida das Palmeiras. Os ônibus só podem acessar a marginal sul a partir da Avenida Comercial, trecho que já tem uma baia de 67 m equipada com dois abrigos.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, a construção das paradas de ônibus começa já na próxima segunda-feira (15). “Também faremos estacionamento ao longo de todo o comércio”, frisou. “E assim começamos a devolver a normalidade para a cidade. Taguatinga vai voltando à sua rotina, mas repaginada, bem mais bonita e com mais estrutura para a sociedade”.

Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, a abertura total da marginal sul trará mais fluidez para o trânsito. “O uso da Avenida das Palmeiras criava um certo tumulto, em especial para os moradores da área. Agora o tráfego já começará a melhorar”, afirmou. Renato ressaltou, ainda, que a liberação da via trará benefícios ao comércio local. “Nossos lojistas poderão receber os seus clientes com maior facilidade”, garantiu.

É nisso que Wellyson Israel acredita. Gerente de uma ótica, ele vê a marginal sul passar bem em frente à sua loja. E está ansioso para a construção dos estacionamentos no local. “O comércio todo acabou sofrendo com as obras, natural. Mas agora, com a abertura da pista, acreditamos que vamos recuperar o movimento”, avaliou. “A situação vai melhorar muito para os lojistas”.

Por Agência Brasília

Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui