Como será o inverno de 2023, que começa hoje

As mudanças climáticas provocam efeitos no clima de todo o planeta, afetando a pesca, a agricultura e outros setores da economia

72

A partir das 11h58, o hemisfério sul, onde está o Brasil, entra no inverno, estação que será afetada pelo fenômeno El Niño, que aumenta a temperatura das águas no Oceano Pacífico, alterando o padrão de circulação da atmosfera. E o que isso significa? Que teremos menos chuvas do que a média para este período, e que as temperaturas devem ficar acima do previsto.

Porém, as massas de ar polar comuns nessa época do ano podem provocar um frio intenso em alguns dias, principalmente na região Sul. As mudanças climáticas provocam efeitos no clima de todo o planeta, afetando a pesca, a agricultura e outros setores da economia.

De acordo com os especialistas, o El Niño em 2023 pode ser o mais intenso em 70 anos. Em maio, a temperatura no Oceano Pacífico já foi a 4ª maior desde 1973. Na última vez que o fenômeno aconteceu, em 2016, o mundo teve o ano mais quente já registrado.

Por Camila Bairros do Jornal de Brasília

Foto: Agência Brasília / Reprodução Jornal de Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui