Dia do Evangélico: saiba mais sobre a origem e onde a data é feriado

Lei 12.328, de 2010, definiu a data de 30 de novembro como a escolhida para celebrar a data

35

O Dia do Evangélico celebrado nesta quinta-feira (30/11) será feriado no Distrito Federal, em Alagoas e em algumas cidades brasileiras. A data 30 de novembro foi escolhida para celebrar os evangélicos após a Câmara Federal aprovar a lei 12.328, no ano de 2010.  

Não há explicações sobre o Dia do Evangélico ser comemorado neste dia. O autor da lei foi o deputado federal Clebe Verde (Republicanos/MA). Após ser aprovada pela Câmara, a medida foi sancionada pelo então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no mesmo ano.

Embora tenha aprovado a data comemorativa, Lula não transformou-a em feriado ou ponto facultativo.

Em algumas regiões do país, a celebração ocorre em outras datas. Em Rondônia, por exemplo, o Dia do Evangélico é comemorado em 18 de junho, de acordo com a Lei Estadual nº 1.026/2001. Já na cidade de Cuiabá, a celebração é em 31 de agosto — e a data é ponto facultativo por lá.

Evangélicos no Brasil

A data é uma homenagem às pessoas que seguem a religião evangélica. O Dia do Evangélico celebra a crença de cerca de 31% dos brasileiros — de acordo  com uma pesquisa Datafolha, publicada em 2020.

Sem ponto facultativo

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), não irá decretar ponto facultativo, na sexta-feira (1°/12), após o Dia do Evangélico, comemorado na quinta. 

Havia uma expectativa de que Ibaneis prolongasse o feriado distrital por mais um dia. No entanto, o chefe do Executivo negou a possibilidade.

Serviços

No dia do Evangélico, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas e voltam a atender normalmente na sexta (1º), a partir das 7h. No sábado (2), também haverá unidades abertas.

Os postos de vacinação estarão fechados no feriado. Já na sexta (1º/12), as salas de imunização abrem normalmente. Também haverá vacinação no sábado (2/12).

As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conhecidas como Farmácias de Alto Custo, fecham no feriado, mas atendem normalmente na sexta e no sábado.

O transporte coletivo do DF funcionará normalmente. O Metrô-DF das 5h30 até as 23h30 e os ônibus seguirão da tabela horária de dia útil.

Trânsito

No Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) não haverá atendimento presencial aos cidadãos. O atendimento ao público será retomado na sexta-feira.

Por Francisco Artur do Correio Braziliense

Foto: Reprodução G1 Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui