Tentando diminuir o distanciamento das gerações mais novas da política local e reforçando o caráter democrático do Brasil, a Câmara Legislativa tem usado diversos meios para tentar atrair a atenção do público mais jovem e ensinar sobre o funcionamento do Legislativo local. Imergindo no mundo dos games, a CLDF desenvolveu, ainda em 2021, “Aprendendo sobre o Poder Legislativo do DF com Números”, que ensina enquanto o “player” tenta fugir dos inimigos.
O jogo é uma clara referência ao eterno Pac-Man — popularmente conhecido no Brasil como “come-come”. Elaborado pelos técnicos-legislativos Ney Barros Luz e Marcelo Dutra Vila Lima, o game se baseia em o jogador tentar acertar a perguntas, como, por exemplo, quantos deputados fazem parte da legislatura ou ainda quantos votos são necessários para aprovar um determinado projeto.
Para jogar, o internauta precisa ir à página da Câmara Legislativa, acessar a aba “Conhecimento” e “jogos”. O game pode ser acessado por smartphones, tablets e computadores.
Em entrevista à Agência CLDF à época do lançamento, Marcelo Dutra falou sobre o projeto, desenvolvido pela Casa. “Esperamos que as áreas envolvidas com formação assimilem e possam adotar essa estratégia em programas de treinamento, como recurso pedagógico adicional.”
Ney Barros também exaltou o uso das tecnologias de jogos para o aprendizado dos mais jovens. Para ele os jogos digitais têm “grande potencial para os processos de aprendizagem” e podem ajudar a atrair a atenção dos mais jovens para o Poder Legislativo e, portanto, para a própria democracia.
Para quem quiser aprender mais sobre o Legislativo distrital, basta acessar o link e começar a fuga dos monstros enquanto tenta acertar sobre o funcionamento da Casa.
Por Suzano Almeida do Jornal de Brasília
Foto: jogo digital CLDF / Reprodução Jornal de Brasília