Está marcada para a próxima quinta-feira (13/2), a cerimônia de abertura da Embaixada dos Povos Indígenas do Brasil, cuja sede está localizada no Setor Comercial Sul. O objetivo é atender às demandas dos indígenas de todas as aldeias do país, como saúde e segurança, melhorando a qualidade de vida das comunidades.
A representação também pretende divulgar o trabalho realizado pelos indígenas de cada região, como o artesanato e a produção de grãos da agricultura alimentar praticada nas próprias aldeias. O intuito é, ainda, o desenvolvimento de políticas públicas e projetos sociais para preparar e inserir os indígenas em todas as áreas da sociedade.
A Embaixada dos Povos Indígenas do Brasil do Império Federativo dos Kariris será representada por Maria Cícera Salustriano Caetano, conhecida como Patira Xucuru, que foi nomeada em eleição realizada pelos próprios indígenas, em 12 de julho de 2022. Patira é indígena da aldeia Xukuru do Ororuba, natural de Pesqueira (PE) e radicada em Brasília, há mais de 20 anos.
A embaixadora já integrou órgãos como Funasa, Conafer e Turisíndio, como diretora de Assuntos Indígenas, sempre na luta pelos direitos dos povos indígenas e originários do Brasil. Ela recebeu de Celina Leão, na época deputada distrital, o título de Honra ao Mérito da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos serviços prestados às comunidades indígenas.
Programação
Durante a cerimônia, serão apresentados projetos sociais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos indígenas nas aldeias com a presença de autoridades e representantes dos indígenas de cada região.
Cerimônia de Abertura da Embaixada dos Povos Indígenas do Brasil
Dia 13 de fevereiro de 2025, às 17h
Local: Sede da Embaixada, no Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C – Edifício Ariston
Por Letícia Mouhamad do Correio Braziliense
Foto: Ed Alves/CB/DA.Press / Reprodução Correio Braziliense