Onda de calor: bloqueio atmosférico pode manter altas temperaturas até dia 10 de março

Previsão indica clima mais ameno na segunda metade do mês

14

Uma nova onda de calor deve manter as altas temperaturas no Brasil no mês de março. Segundo a agência de meteorologia Climatempo, o calor no início da transição do verão para o outono é resultado de um bloqueio atmosférico, que deve ser rompido após o décimo dia do mês.

Esta é a quinta onda de calor neste ano e deve persistir até o dia 5. O Climatempo prevê que grandes mudanças na circulação de vento permitam que as frentes frias cheguem ao país durante a segunda quinzena de março.

Se na primeira metade do mês as frentes frias devem alcançar apenas o extremo sul do país, atingindo a costa do Rio Grande do Sul, a segunda quinzena deve levar o clima mais ameno para o Sudeste.

“Com o aumento da chuva e as frentes frias voltando a avançar pela costa do Sul e do Sudeste durante a segunda quinzena de março, as temperaturas tendem a baixar fazendo com que as médias finais fiquem mais próximas da normalidade”, afirma a agência meteorológica.

O Climatempo pondera, no entanto, que o mês deve terminar com “temperaturas dentro a a acima da média na maioria das áreas do país”.

Já episódios de chuva volumosa podem ocorrer nas áreas litorâneas do Sul e do Sudeste. Outras áreas como Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, também são citadas, mas as pancadas devem ocorrer apenas a partir do fim da primeira quinzena de março.

Na Região Norte, as chuvas vão “continuar ocorrendo basicamente por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade no ar”.

Por Agência o Globo

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil / Reprodução Exame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui