Mãe e engraxate: “minha maior conquista foi colocar meus filhos na faculdade”

A engraxate contou que pega dois ônibus para chegar ao seu trabalho, localizado no Lago Sul e fatura uma média de R$ 30 reais por cliente

7

Por Giovanna Gimenez e Esther Santos

Moradora do Novo Gama (GO), a engraxate Maria Claudiana Oliveira de 44 anos, percorre quase 35 km de ônibus para trabalhar em um shopping no Lago Sul, onde já criou uma clientela. Graças a esse trabalho, conseguiu garantir estudo aos filhos, inclusive o acesso à universidade.

Aliás, a primeira vez que ela desempenhou a atividade foi no aeroporto de Brasília, a serviço de uma empresa. “Como é um trabalho muito masculino, eu fui muito rejeitada. Ouvi muito que isso não é um serviço para uma mulher, mas fui conquistando meu espaço aos poucos”, afirmou Maria Claudiana. 

Durante a pandemia, porém, teve que trocar de ponto e decidiu abrir seu próprio estabelecimento, a Engraxataria Brasil, no Centro Comercial Gilberto Salomão.

Rotina exaustiva

 A engraxate contou que pega dois ônibus para chegar ao seu trabalho, localizado no Lago Sul e fatura uma média de R$ 30 reais por cliente. Ela diz que, apesar da rotina pesada, consegue conciliar com seu trabalho como dona de casa.

Maria Claudiana entende que alcançou seus objetivos com muito esforço na sua trajetória.

“Gratificantes são todos os dias porque tudo que eu conquistei veio daqui. Uma das minhas maiores conquistas foi poder colocar meus filhos para estudar e fazer faculdade, dar tudo que eu não tive para eles”, afirmou Maria.

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Por Agência UniCeub

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução Jornal de Brasília         

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui