Humanização e eficiência marcam quatro anos da UPA de Ceilândia II

A unidade se destaca pelo acolhimento e cuidado com os pacientes, com mais de 640 mil atendimentos desde a inauguração

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Referência em Clínica Médica para a população local, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia II celebra quatro anos nesta quarta-feira (24). A unidade, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), atendeu, desde a inauguração, em 2021, mais de 640 mil pessoas, sendo 102.166 atendimentos até setembro de 2025, reforçando a importância para a comunidade.

A unidade conta com 167 colaboradores do Instituto, entre médicos clínicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, analistas e técnicos de laboratório e radiologia. Além disso, 46 profissionais terceirizados atuam em vigilância, limpeza, hotelaria e manutenção, garantindo o funcionamento completo da UPA.

Atendimento humanizado

Ivair Campos de Souza, 65 anos, é um dos pacientes que destacam a atenção da equipe. Internado após um infarto, ele relata: “Fiquei alguns dias na sala amarela e não tenho palavras para expressar minha gratidão. Desde o primeiro instante, fui bem assistido por toda a equipe. São pessoas acolhedoras, que, além dos cuidados com a minha saúde, também transmitem carinho. Só posso agradecer e parabenizar por esse trabalho humanizado.”

Geruza Silva Camelo, acompanhando a sogra de 93 anos, Mirta Araújo do Carmo, que esteve internada no início de setembro, reforça a qualidade do serviço. “Já precisei várias vezes de atendimento; quando trouxe meus pais e agora, com minha sogra, não foi diferente. Recebemos um tratamento muito bom e só temos a agradecer.”

Erick Cardoso, 23 anos, internado com pneumonia, também elogia a assistência. “A UPA está de parabéns, a empatia de toda a equipe ajuda muito quem chega passando mal. A forma de falar com os pacientes é algo que me chamou a atenção e me ajudou bastante.”

Dignidade e cuidado

Para Adriana Aires de Melo, enfermeira que atua na UPA há três anos, o foco do trabalho é sempre o bem-estar dos pacientes. “Estamos sempre nos atualizando para que o serviço seja um referencial na vida da população. A prioridade é oferecer qualidade de vida aos usuários.”

A gerente da UPA, Patrícia Martins, que iniciou na unidade como coordenadora multiprofissional, mantém o compromisso com o atendimento humanizado e os valores do IgesDF, baseados no respeito à dignidade da pessoa humana. “A dedicação do corpo de colaboradores abrange todos os setores da unidade, que atuam incansavelmente para responder à alta demanda de atendimentos, garantindo qualidade e cuidado à população.”

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Por Painel da Cidadania

Fonte Agência Brasília

Foto: Alberto Ruy/IgesDF 

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