16/09/2021 22:12:05
Início Notícias Brasil Bolsonaro adere a infalível fórmula de Getúlio Vargas

Bolsonaro adere a infalível fórmula de Getúlio Vargas

Bolsonaro percebeu que só existe uma fórmula eleitoral no Brasil para um governo ser reeleito: ajuda direta aos mais pobres, assistencialismo maciço.

O presidente cresceu em aprovação nas classes C e D em todo país, cresceu até no Nordeste onde sua reprovação era grande. Esses mesmos eleitores eram os que mais criticavam o presidente até metade da pandemia, Haddad venceu, e bem, entre as classes C2 e D em 2018. Agora, esse mesmo eleitor, aprova a gestão do presidente por causa do auxílio emergencial.

O resto é filosofia, sonhos e desejos.

Essa fórmula eleitoral imbatível foi criada por Getúlio Vargas e consagrada por Lula e Dilma.

Bolsonaro segue essa cartilha assistencial na risca, desde maio/junho, mudou toda a sua aprovação: a cada um eleitor que perde na classe média ganha dois na pobreza.

É possível até ganhar uma eleição vendendo sonhos para classe média, como fizeram Jânio e Collor, mas nunca será reeleito sem promover políticas públicas assistenciais para pobres, pois na medida que há perda de apoio na classe média por frustrar os sonhos vendidos na eleição, é preciso compensar essa perda com a conquista dos pobres (maior número). É a conquista pelo estômago, pela renda e pelo assistencial.

O sonho da classe média de combate extremo a corrupção e a aplicação de uma política econômica mais liberal será mais uma vez adiado, ficando quem sabe para algum dia.

Desculpem dizer, vou levantar a placa “eu já sabia”, pois, a tendência é sempre a Real Politik brasileira vencer, a velha formula criada por Getúlio Vargas é o que move e funda a democracia brasileira.

Lembrando uma trova do Coronel do sertão nordestino: “enquanto tiver pobreza vai ser uma moleza vencer. Mas ela nunca pode acabar, pois se ela acabar o que vamos dar para eles para vencer eleição? Pois “nois” sabe que eles não gostam de “nois”, porque eles sabem que “nois” não gosta deles”.

Por Renato Dorgan (*) com informações de Sueli Moitinho do Painel da Cidadania

Foto Reprodução

(*) Renato Dorgan é estrategista eleitoral, especialista em pesquisas de opinião pública e sócio da Travessia Estratégia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments