Jardim Botânico oferece oficina gratuita sobre plantas comestíveis e fungos

Após as aulas, haverá um passeio pelo Jardim Sensorial e pela mata de galeria da trilha Krahô

2999

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) oferece oficina gratuita sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e Fungos Alimentícios Não Convencionais (FANC) com Fabio Neves, biólogo, especialista em desenvolvimento sustentável e professor de ciências na rede pública de ensino e, ainda, idealizador do projeto Hortelão.

O projeto é dedicado ao cultivo e conhecimento das PANC como também ao estudo, registro e divulgação da funga brasiliense que inclui as FANC do cerrado, principalmente as espécies que estão matas do JBB estudadas há mais de 15 anos.

O evento será no próximo sábado, 11 de setembro, às 11h, no Centro de Visitantes como parte da comemoração do Dia do Cerrado. Após a oficina, haverá um passeio com o palestrante pelo Jardim Sensorial e pela mata de galeria da trilha Krahô para reconhecimento de algumas PANC e FANC. São 20 vagas e para participar é necessário preencher o formulário neste link.

Você sabe o que são PANC e FANC? PANC são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, não consumidas em larga escala ou utilizadas apenas em determinada região.

Elas abrangem desde plantas nativas e pouco usuais até exóticas e silvestres com uso alimentício direto e indireto como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, óleos, féculas cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais. FANC são fungos comestíveis consumidos pelos seres humanos pelo seu valor nutricional e ocasionalmente pelo seu valor medicinal.

* Com informações do Jardim Botânico de Brasília

Por Agência Brasília com informações de Sueli Moitinho

Foto: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui