Coleta de lixo verde vai evitar problemas com as chuvas

Equipes reforçaram ações de limpeza na Asa Norte e centro de Brasília; além da manutenção asfáltica em quadras residenciais

421

Um mutirão de limpeza foi realizado com apoio do GDF Presente, esta semana, na área central da capital e nas quadras 707/708 da Asa Norte. Os trabalhos tiveram início com jatos de água levando embora a sujeira das paradas de ônibus localizadas na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), entre a Polícia Civil e entrada do Parque da Cidade, Sudoeste e Eixo Monumental, próximo ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Na Asa Norte, os serviços se concentraram na retirada de lixo verde, conforme pedido de moradores encaminhado via ouvidoria. Desde cedo, cerca de 20 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) se dividiram nas atividades de roçagem, capina e varrição. Com a ajuda de uma pá mecânica e um caminhão-caçamba, foram recolhidas mais de 10 toneladas de material, incluindo entulhos jogados por moradores da região.

“O Plano Piloto e, em especial, a Asa Norte, necessitava desse cuidado. São serviços importantes que proporcionam qualidade de vida aos moradores da região”Alexandro Cesar, coordenador do Polo Central Adjacente III

“Solicitei a limpeza aqui porque era um lugar que estava muito sujo e abandonado”, conta a aposentada Maria de Oliveira, 65 anos, moradora da 708 Norte. “Além das galhas e folhas de árvores, os moradores também fazem bastante sujeira com lixo doméstico.”

Para o também aposentado Ubiraci Gomes de Lima, 68 anos, a ação de limpeza efetuada pelos reeducandos da Seape tem um efeito preventivo. Como a quadra é cheia de pés de manga, a folhagem e os frutos caem com o vento e causam transtornos. “É só chover que tudo é arrastado para as bocas de lobo, entupindo tudo, então esse trabalho de limpeza é essencial porque evita aborrecimentos com a chegada da chuva”, relata.

A retirada de galhos e folhas avançou também no canteiro central da W3 Norte, na altura da Entrequadra 508/509. “O Plano Piloto e, em especial, a Asa Norte, necessitava desse cuidado. São serviços importantes que proporcionam qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o coordenador do Polo Central Adjacente III, Alexandro Cesar.

Operação tapa-buraco

Além do mutirão de limpeza, servidores do Polo Central Adjacente III do GDF Presente, em parceria com a Novacap, atuaram na recuperação asfáltica na quadra 708 Norte. “A coisa estava feia; como fica muito carro estacionado aqui, caía no buraco mesmo”, lembra a professora Ester Alencar, 39 anos, moradora do bloco G da 708 Norte.

As manutenções do asfalto também aconteceram na 707/907 Norte, próximo a uma universidade particular. Mais de 10 toneladas de massa asfáltica foram usadas nas duas operações. “São ações que reforçam o trabalho diário no atendimento imediato às demandas de nossa população”, observa a chefe de gabinete da Administração Regional do Plano Piloto, Jeanine Woycicki. “Esses serviços de manutenção deixam nossa cidade mais segura, habitável e melhor para se viver.”

Por Agência Brasília com informações de Sueli Moitinho

Foto: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui