Mais de quatro mil vagas em cursos técnicos são oferecidas no DF

Inscrições estão abertas até o dia 4 de dezembro no site da Secretaria de Educação. Aulas começam em fevereiro de 2023

68

Serão mais de quatro mil vagas para adultos ou jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Diversos cursos de educação profissional e tecnológica estão com as inscrições abertas, com o processo seletivo organizado pela Secretaria de Educação. São cursos na modalidade presencial e a distância, com aulas iniciando em fevereiro de 2023. O prazo para se inscrever vai até o próximo dia 4.

As oportunidades são tanto para formação inicial e continuada (FIC) como para qualificação profissional de nível técnico. Para se inscrever, o candidato deve estar cursando ou terminado o ensino médio. São 13 unidades escolares pelo DF que ministrarão as aulas. E os candidatos passarão por um sorteio eletrônico, de responsabilidade da secretaria.

Profissionais como técnicos de informática, de logística e administrativo, cuidadores de idoso, auxiliares de cozinha, técnicos de saúde bucal e outros serão preparados para o mercado de trabalho. A inscrição deve ser feita em apenas uma unidade escolar, em um dos cursos ofertados e em apenas um dos turnos disponíveis.

“Tanto os cursos de formação como de qualificação se enquadram na modalidade de educação profissional e tecnológica. Eles possibilitam a pessoa seguir seu itinerário formativo”, pontua a diretora de Educação Profissional, Joelma Bonfim. “Apesar das dificuldades da pandemia, conseguimos aumentar de 11 para 18 unidades que ofertam os cursos e, assim, foi possível atender de forma mais ampla a demanda que sempre foi alta e continua sendo”, diz.

Inclusão

Do total, 20% das vagas por curso e por turno serão reservadas para alunos com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles deverão comprovar a condição por meio de laudo médico no ato da matrícula. Caso não sejam preenchidos, os postos serão ofertados aos demais candidatos, de acordo com a ordem do sorteio do certame.

Em Ceilândia, serão 770 vagas presenciais. Aberta em 1982, a tradicional Escola Técnica de Ceilândia (ETC) vai ofertar 770 vagas na modalidade presencial, além dos cursos a distância. Na unidade, as aulas oferecidas são para técnicos administrativos, de informática ou logística. Localizada próxima à estação do metrô Guariroba, a escola terá turmas nos três turnos.

“Já estamos há 40 anos aqui em Ceilândia e temos obtido muito êxito na formação de uma nova geração de profissionais. Técnicos de informática e administrativos, por exemplo, são profissionais absorvidos desde micro a grandes empresas”, adianta o diretor da escola, Joubert Almada.

Professora de informática da ETC, Ivonete Sousa destaca que o curso terá a duração de três semestres e trará noções básicas e intermediárias da área. “Quando o estudante está cursando, ele tem todas as condições de estagiar numa empresa, por exemplo. E, ao formar, estará apto a dar suporte a redes de computadores e lidar com programação também”, ressalta.

Para participar da seleção, clique aqui.

Escolas com oferta de educação profissional para o 1º semestre de 2023:

-> Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia (CEP-ETC)
-> Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília (CEP-ETB)
-> Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEP-EMB)
-> Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS)
-> Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional de Brasília (CEJAEP)
-> Centro de Educação Profissional – Escola Técnica do Guará Professora Tereza Ondina Maltese (CEP-ETG)
-> Centro de Educação Profissional – Escola Técnica Deputado Juarezão (CEP-ETDJ)
-> Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina (CEP-ETP)
-> Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois
-> Centro Educacional 07 de Taguatinga (CED 07)
-> Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02)
-> Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Cruzeiro (CEMI Cruzeiro)
-> Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (CEMI Gama)

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Escola Técnica de Ceilândia / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui