Primeira-dama recebe título de madrinha social do Hospital da Criança

Mayara Noronha Rocha foi escolhida por seu engajamento nas causas sociais e tem objetivo de conseguir mais recursos da sociedade civil para o HCB

112

Nesta segunda-feira (12/12), ocorreu a entrega do título de madrinha social do Hospital da Criança de Brasília (HCB) José de Alencar à primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. A solenidade foi no auditório do hospital e contou com a presença da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Mayara foi escolhida pelo presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Cláudio Duda, por ser uma referência no envolvimento com causas sociais e, como primeira-dama, simboliza a preocupação do governo com a saúde das crianças do Distrito Federal de forma humanizada.

“Receber este convite me deixa muito emocionada. Na primeira vez em que estive neste hospital, meu filho tinha apenas 2 meses e percebi a diferença do HCB comparado com outras unidades. Este é o resultado de andarem de mãos dadas população, governo e sociedade civil. Meu objetivo como madrinha social é trazer mais recursos, visibilidade e reconhecimento internacional para o HCB”, afirmou a primeira-dama.

“Hoje é um momento de muita alegria porque temos uma madrinha social, que é para sempre. Mesmo com o passar dos anos, o HCB e as crianças que passaram por aqui estarão em seu coração”, disse a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Para a gestora, servidora pública há 32 anos, ver a estrutura e o atendimento do HCB dá a certeza de que o SUS dá certo e funciona. “Meu compromisso, enquanto secretária de saúde, é honrar todos os compromissos e contratos com o HCB, pois é um equipamento público de saúde essencial. Eu acredito neste SUS que vi nascer quando eu ainda estava na faculdade de medicina e escolhi para a vida”, finalizou.

Em novembro deste ano, o HCB foi considerado um dos melhores hospitais públicos do Brasil — sendo o único do Distrito Federal a integrar a lista. O reconhecimento foi dado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e com a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao todo, 40 hospitais foram reconhecidos e o Hospital da Criança de Brasília divide a 11ª posição com outras três instituições.

Em mais de uma década de funcionamento, o HCB se tornou referência no tratamento de doenças de alta complexidade, como câncer infantil e doenças crônicas, e já realizou mais de 5 milhões e 955 mil atendimentos.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Por Agência Brasília

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui