Acervo da Emater conta história da agricultura no DF

Empresa monta espaço com fotos, cartazes, informativos e documentos que, em breve, ficará aberto à comunidade

148

Ao completar 45 anos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) montou um acervo histórico da empresa e da agricultura do Distrito Federal. Fotos, documentos, cartas, informativos e cartazes foram expostos em um espaço no edifício-sede da empresa, localizada no final da Asa Norte, para contar um pouco da história da agricultura no Distrito Federal. A expectativa é abrir em breve as portas deste acervo para visitantes, como estudantes, produtores rurais, pesquisadores e qualquer pessoa que tiver interesse no tema.

De acordo com a bibliotecária da Emater, Kelly Eustáquio, responsável pelo projeto, é importante conhecer nossas origens. “Estamos muito empenhados em organizar os documentos para contar a história da agricultura e da pecuária no DF, história que se mistura com a história da Emater. Nosso intuito é preservar a história e disseminar informação”, observa.

Dentre os materiais expostos, está o Jornal do Produtor, produzido pela Emater de 1981 a 1990, cartas de apoio enviadas por produtores rurais aos extensionistas da empresa em 1987, cartazes de campanhas e orientações técnicas, fotos e vários outros documentos.

“Estamos resgatando também a história do prédio que abrigou a antiga Embrater [Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, extinta em 1990], a Câmara Legislativa do Distrito Federal e, por último, a Secretaria de Saúde”, explica Kelly. O edifício, que possui azulejos do artista Athos Bulcão, foi repassado ao patrimônio da Emater recentemente.

A empresa está organizando também um banco de imagens, com fotos antigas de eventos, dias de campo, festividades e reuniões. “Em breve, vamos disponibilizar esse acervo no nosso site”, garante a bibliotecária.

*Com informações da Emater-DF

Por Agência Brasília

Foto: Emater/DF / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui