Mais de 10 mil animais imunizados no DF no primeiro dia de vacinação antirrábica

Iniciativa da Secretaria de Saúde vai até setembro. Atendimento é exclusivo para cães e gatos

49

Mais de 10 mil cães e gatos foram vacinados neste sábado (3), primeiro dia da campanha de vacinação antirrábica do Distrito Federal. A iniciativa da Secretaria de Saúde vai até setembro e tem o objetivo de proteger os animais e evitar a transmissão da raiva para humanos.

“Eles estão em nossos lares e precisam estar protegidos para também estarmos protegidos. Amá-los significa vaciná-los”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. A pasta disponibilizou imunizantes em mais de 90 locais no DF.

A importância da vacinação foi confirmada pelos tutores. Aos 7 anos, Dragon mais uma vez tomou o imunizante contra a raiva nos braços da sua família. “Eu nem queria ter (o cão) na época em que ganhamos, mas agora ele faz parte da família. É o xodó da casa”, diz a estudante Francimara Pereira da Silva, 46 anos.

A maioria dos tutores seguiu à risca as orientações: os cães devem ser levados com guias, coleiras e, se necessário, focinheiras. Já os gatos devem estar em caixas de transporte. A vacinação é indicada para todos os caninos e felinos saudáveis acima de três meses, inclusive cadelas e gatas gestantes.

Neste primeiro fim de semana, a vacinação teve foco em comunidades rurais. Depois, a campanha vai se concentrar nas áreas urbanas de todas as regiões administrativas. Também há vacinação de segunda a sexta-feira nos núcleos regionais de vigilância ambiental. A lista de endereços e horários de atendimento está disponível no site da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília

Foto: Tony Winston/Agência Saúde DF / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui