Projeto quer controle de capivaras para evitar doenças causadas por carrapatos

Audiência Pública convocada pelo Distrital Ricardo Vale (PT) vai discutir convívio harmônico entre humanos com os animais que integram a fauna da Capital Federal

64

Medidas de manejo e controle da população de capivaras no Distrito Federal estarão em debate nesta quinta-feira (28/9), em audiência pública, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O Vice-Presidente da Casa, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), convocou o debate após relatos da população preocupada com o aumento da presença dos roedores e de parasitas associados aos animais, como carrapatos.

O distrital protocolou na CLDF o Projeto de Lei (PL) Nº 616/2023 que lista uma série de medidas de manejo das capivaras. Na proposta do parlamentar, o Governo do DF deve garantir o inventário populacional, castração e marcação e microchipagem das capivaras. Modelo similar ao adotado em outras cidades, como Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). O PL também estabelece estratégias para prevenção contra surtos de febre maculosa e outras doenças provocadas por carrapatos.

Para o distrital, a audiência é importante para trazer tranquilidade quanto ao convívio dos humanos com os animais que integram a fauna da Capital Federal, além de discutir modelos bem-sucedidos de controle e preservação da espécie. “Como foi amplamente divulgado, a Secretaria de Saúde investiga casos suspeitos de febre maculosa, que não foram confirmados, mas despertam receios. Levar informação e questionar os órgãos ambientais e de saúde do DF é nosso papel como representantes populares para que todos saibam que não há riscos e que podemos conviver bem com as capivaras”, explica o distrital.

Autoridades sanitárias do Distrito Federal e a sociedade civil organizada vão discutir o atual modelo de monitoramento das capivaras e das doenças relacionadas à espécie. Em 2023, 102 casos suspeitos de febre maculosa foram notificados, enfermidade transmitida por carrapatos que parasitam os roedores. Entretanto, nenhum deles foi confirmado até o momento.

Serviço:

Audiência Pública para discutir sobre a infestação de carrapatos no DF

Quando: quinta-feira, 28 de setembro 

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Sala de Comissões da CLDF

Por Comunicação Ricardo Vale (PT)

Foto: Comunicação Ricardo Vale (PT)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui