FearteGama comemora aniversário de 63 anos da região administrativa

Feira de artesanato e cultura, que será promovida entre quinta (12) e sábado (14), vai impulsionar a prática da atividade no DF e aquecer a economia local durante o evento

33

Quem ama artesanato de qualidade e raro no Distrito Federal (DF) tem um encontro marcado neste feriado. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o recém-reformado Estádio Bezerrão, no Gama, receberá, entre 12 e 14 de outubro, a terceira edição da Feira de Artesanato e Cultura do Gama (FearteGama). O evento faz parte das comemorações dos 63 anos da cidade e vai turbinar a economia local e movimentar a região com muita arte, música e comida boa. A entrada é gratuita.

“Diariamente nos comprometemos em promover e apoiar esse direito fundamental de todos, que é o acesso às artes, ao entretenimento, à cultura como um todo, sem esquecer da força econômica que toda essa organização promove para o DF” Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa

A organização do evento estima receber aproximadamente mil pessoas por dia. Nesta edição, a FearteGama ocorre no estacionamento do estádio. Os portões abrem às 13h e, a partir deste horário, os visitantes poderão desfrutar de muitas opções de lazer e cultura. Além de conhecer o artesanato de rara qualidade, flores e plantas ornamentais produzidos na cidade, será possível saborear a culinária da região e curtir diferentes apresentações das bandas contratadas.

“A feira faz parte das comemorações de aniversário da cidade e promete animar toda a região com música, arte e comida boa. A partir das 17h de todos os dias, teremos artistas locais e shows. Esse evento tem classificação livre, então toda a família está convidada para participar da FearteGama”, convidou o apresentador oficial do evento, Cacá Silva.

“Eventos como esse são de fundamental importância na união do Executivo e o Legislativo na promoção da descentralização da cultura e pluralidade de movimentos culturais que enriquecem as nossas regiões administrativas. Enquanto Secretaria de Cultura, diariamente nos comprometemos em promover e apoiar esse direito fundamental de todos, que é o acesso às artes, ao entretenimento, à cultura como um todo, sem esquecer da força econômica que toda essa organização promove para o DF”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.

“A Feira de Artesanato e Cultura deixará o aniversário do Gama ainda mais especial. Iniciativas como essa ajudam a promover o artesanato local, estimulam a movimentação de pessoas de outras regiões administrativas no evento, aquecem a economia e geram emprego e renda. Esta será mais uma oportunidade para os artesãos exporem e venderem seus produtos”, afirmou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Economia aquecida

Segundo um levantamento da Secretaria de Turismo, o DF tem 12,6 mil artesãos. Cerca de 30 mil pessoas sobrevivem das atividades deste segmento. O artesanato é um mercado com uma injeção anual de R$ 184 milhões na economia local. Com a chegada da terceira edição da FearteGama, o objetivo é que esses números sejam ainda maiores ao impulsionar a atividade durante os três dias de evento.

Por Agência Brasília

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui