Pavimentação do acesso ao Setor Hospitalar pela W3 Sul é finalizada

Expectativa é de que trecho tenha trânsito liberado para tráfego de veículos nos próximos dias´

36

As obras viárias na W3 Sul, uma das avenidas mais icônicas da capital federal, avançaram mais uma etapa nesta semana, com a conclusão da instalação de mais 400 metros de pavimento rígido em concreto para o tráfego de ônibus de transporte público. O trecho recém-pavimentado abrange o Setor Hospitalar Sul, na altura das quadras 715 e 716 Sul.

Com a conclusão desta etapa da obra, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) prevê liberar o trânsito de veículos no trecho já nos próximos dias. A medida irá dirimir os eventuais transtornos decorrentes de interdições anteriores, necessárias para realização dos serviços de recuperação da pista.

“As equipes, agora, prosseguem com a execução do processo de cura do pavimento rígido em concreto para, em breve, fazer a liberação do trânsito na região. A expectativa é que isso ocorra na próxima semana”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho.

Carvalho destaca a amplitude das reformas realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para recuperar a avenida, uma das mais icônicas da capital. Um investimento de quase R$ 26 milhões vai garantir a recuperação de todo o pavimento da via, em ambos os sentidos, além da execução de obras complementares, como instalação de calçadas, ampliação da acessibilidade, drenagem e paisagismo.

“A recuperação da W3 Sul é uma obra de fundamental importância não só para os moradores do Plano Piloto. Estamos recuperando todo o pavimento da via que sofria com a deterioração há bastante tempo. O objetivo é dar uma solução mais definitiva para o pavimento da região com uma alternativa mais confortável ao motorista, resistente, duradoura e de fácil manutenção”, prossegue o secretário.

Os recursos são provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), repassados à SODF por meio de convênio.

Mobilidade e acessibilidade

Até o momento, as equipes da SODF já executaram a instalação de 5 mil metros lineares de pavimento em concreto, ideal para o trânsito de veículos pesados, como os ônibus de transporte público. As reformas trarão benefícios para 200 linhas de ônibus que passam pela região diariamente.

Além do investimento em obras na infraestrutura viária, a avenida também passou por intervenções nas calçadas, totalizando cerca de 6 km de passeios recuperados e com acessibilidade ampliada.

As intervenções contemplam ambos os lados da avenida, nos sentidos Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e W3 Norte, proporcionando uma faixa de rolamento com pavimento rígido para o transporte público e duas faixas com pavimento flexível para carros e motocicletas.

As ações na W3 Sul se somam às benfeitorias realizadas nas quadras 500 da via na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, o Executivo empenhou R$ 24,8 milhões para restaurar estacionamentos, nivelar calçadas com piso tátil e rampas, em arborização e paisagismo, com reforma dos becos entre os blocos, pintura, sinalização horizontal e troca da iluminação.

Por Victor Fuzeira da Agência Brasília

Foto: Divulgação/SODF / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui