Brechós do DF promovem moda consciente e autêntica

Os brechós têm se tornado cada vez mais populares no mundo da moda. No DF, vários empreendimentos encantam clientes com itens exclusivos

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Amados por muitos e odiados por alguns, os brechós são cada vez mais procurados quando o assunto é qualidade e acessibilidade. Apesar dos estigmas que percorrem a cabeça de muitos brasileiros a respeito de roupas de segunda mão, estabelecimentos espalhados pela cidade provam que autenticidade e exclusividade são as palavras chaves desses empreendimentos. 

O mercado de brechós tomou grande proporção no mundo, principalmente na pandemia, porém, o hábito de comprar roupas e produtos usados é muito mais antigo. No século 19, nos grandes mercados europeus, a prática já era bem comum, principalmente entre cidadãos de classes mais baixas, que encontravam uma alternativa para o consumo mais acessível.

No Brasil, o primeiro brechó surgiu no século 19, no Rio de Janeiro, quando um comerciante chamado Belchior abriu uma loja de roupas e objetos de segunda mão. Com o tempo, o nome foi passando por transformações até se tornar a palavra já tão popular e conhecida — brechó. 

De acordo com dados apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2023, no Brasil, são 118.778 negócios ativos de brechós. O levantamento também consta que entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, houve um crescimento de 48,5% na abertura de estabelecimentos que vendem mercadorias usadas.

Para a consultora de moda e personal stylist Tiara Mendes, o crescimento do mercado de brechós pode ser atribuído à influência da Geração Z, nome dado aos indivíduos nascidos a partir de 1995. “Eles têm uma conscientização sobre consumo e os malefícios que o descarte de milhões de peças por ano causam ao meio ambiente”, destaca. Outro fator apontado pela especialista foi a normalização do consumo de peças de segunda mão, que foi facilitada pelas redes sociais.

Aqui no Quadradinho, os brechós também se tornam cada vez mais presentes pelas ruas.

A cidade possui uma ampla variedade de lojas, oferecendo opções para todos os estilos e gostos. Entretanto, os empreendimentos não se limitam a espaços físicos; muitos brechós on-line têm se destacado e estão presentes em peso no mercado.

Por Gabriela Sena e Tainá Hurtado do Correio Braziliense

Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press / Reprodução Correio Braziliense

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