Paciente internada no HRT celebra aniversário de 18 anos do filho no hospital

Realizada na Unidade de Internação Oncológica, comemoração segue medidas ofertadas por equipe multiprofissional de atendimento em cuidados paliativos

5

A celebração dos 18 anos é sempre uma ocasião especial. Para João Athos Almeida, a data será inesquecível. A festa-surpresa, realizada na segunda-feira (2), tinha entre as convidadas uma de maior importância: a mãe, Lana Marnie de Lima, 41 anos, paciente da Unidade de Internação Oncológica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

“Ter a festa em um local em que você não espera uma surpresa como essa, junto das pessoas que você ama, é tão perfeito, tão maravilhoso”, comemora o jovem que chegou à maioridade.

A reunião de familiares e amigos nas dependências da unidade de saúde foi um presente inesperado para João. Contudo, a ação resultante do trabalho de equipe multiprofissional em conjunto com familiares teve vários dias de preparação.

Trabalho em equipe

Desde 12 de janeiro, Lana Marnie encontra-se na enfermaria oncológica do HRT para tratamento paliativo de câncer de estômago. Durante os atendimentos da assistência psicossocial, ela falou sobre seu imenso amor pela família.

O aniversário do filho mais velho se aproximava. Sem poder deixar a internação, Lana acabou sendo presenteada pela equipe, que resolveu fazer o caminho contrário: levar a festa até ela. “Dentro da nossa unidade trabalhamos esse cuidado integral com o paciente e com a família”, lembra a chefe da Unidade de Internação Oncológica do HRT, Stephanie Lisboa.

“Durante os momentos mais delicados, nosso cuidado não é apenas uma intervenção específica feita no leito”, explica. “Nossa intenção, como parte de uma rotina de humanização, é proporcionar maior conforto e qualidade de vida aos pacientes.”

Entre bolo, doces, suco e decoração, a alegria foi o ingrediente mais notável da festa. “Eu estou muito feliz em poder compartilhar esse momento com toda a minha família. É uma experiência muito boa”, declarou a paciente. 

Cuidados paliativos

O atendimento em cuidados paliativos é oferecido pelas unidades hospitalares da rede pública de saúde do Distrito Federal. A assistência é multiprofissional, podendo contar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos.

O principal objetivo é promover a qualidade de vida dos pacientes, considerando seus valores e sua biografia. Dessa maneira, o procedimento com cada caso é individualizado, e as condutas são adequadas conforme a proporcionalidade terapêutica e a necessidade do paciente e de sua família.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui