Laura, 9 anos, e Alice, 12, saíram de mãos dadas com a mãe, Danielle Silvério, 39, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante. As duas receberam a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) e, para a mãe, foi um alívio saber que as filhas estão protegidas contra um vírus que pode causar câncer.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforça neste mês a importância da vacinação com a campanha Setembro em Flor, iniciativa que procura sensibilizar a população para a prevenção dos cânceres que afetam o colo do útero, o endométrio, os ovários, a vagina e a vulva. Além de ações educativas, a mobilização incentiva a realização de exames preventivos e a adesão à vacina contra o HPV, especialmente entre crianças e adolescentes.
“Essa campanha é um lembrete importante para os pais, porque garante que a gente não esqueça o período certo de vacinar. A vacina não só protege as meninas, como também os meninos, e isso significa cuidar do futuro deles de uma forma simples e muito necessária”, diz a mãe.
Prevenção
A vacina contra o HPV oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente e garante proteção contra quatro tipos do vírus. Os tipos 6 e 11, de baixo risco, estão relacionados a 90% das verrugas genitais. Já os tipos 16 e 18, de alto risco, podem provocar cânceres como os de colo do útero, pênis, ânus e boca.
“Em muitos dos cânceres, principalmente o de colo do útero, a vacina é uma das formas mais eficazes de combater o HPV. É extremamente segura e deve ser realizada, preferencialmente, antes do início da vida sexual”, explica a médica oncologista ginecológica da SES-DF, Rayane Cardoso.
O público prioritário são jovens de 9 a 14 anos. A faixa etária de 15 a 19 anos entrou na cobertura de maneira temporária, até o final deste ano. A aplicação é em dose única e está disponível em todas as UBSs. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação da criança ou do adolescente e a caderneta de imunização.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Por Painel da Cidadania
Fonte Agência Brasília
Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF