Festival seleciona espetáculos do DF para apresentações no Rio de Janeiro

Com aporte de mais de R$ 964 mil do Fundo de Apoio à Cultura, o projeto recebe inscrições de grupos e artistas locais até 20 de fevereiro

91

Em sua 22ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) selecionará espetáculos do Distrito Federal para ocuparem os palcos do Rio de Janeiro. Com aporte de R$ 964.940,00 do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), o projeto recebe inscrições de grupos e artistas locais até o dia 20 de fevereiro.

“A oportunidade de levar a produção de artes cênicas do DF para o Rio de Janeiro abre uma série de perspectivas e possibilidades para os grupos, atores e diretores do DF, afinal, o Rio de Janeiro é um dos principais mercados de arte do país” Sérgio Bacelar, fundador e diretor-geral do Festival do Teatro Brasileiro

Serão selecionados, ao menos, dez espetáculos de teatro, circo e dança, nas categorias adulto e infantil, que contemplem as várias vertentes das artes cênicas produzidas no Distrito Federal, para circulação na capital fluminense em data ainda a ser definida.

Produzido pela Alecrim, o projeto se destaca no cenário nacional como iniciativa singular de aproximação artística entre as unidades da Federação. Só em 2022, o FTB levou 47 técnicos, produtores e atores do DF a Salvador, recebendo um público de aproximadamente 4 mil espectadores durante os 20 dias de apresentações.

Este ano, durante o processo de integração teatral entre DF e RJ, a empresa estima a criação de 87 empregos diretos e 261 indiretos. “A oportunidade de levar a produção de artes cênicas do DF para o Rio de Janeiro abre uma série de perspectivas e possibilidades para os grupos, atores e diretores do DF, afinal, o Rio de Janeiro é um dos principais mercados de arte do país”, destacou Sérgio Bacelar, fundador e diretor-geral do FTB.

Cada proponente, devidamente registrado no DF, poderá inscrever um ou mais espetáculos, nas categorias Espetáculos em Repertório ou Espetáculos em Processo de Criação. As propostas deverão ser enviadas até o dia 10 de fevereiro, exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico de inscrição (veja links abaixo).

Serviço

XXII Edição Do Festival do Teatro Brasileiro, Cena Distrito Federal – Etapa Rio de Janeiro
Prazo de inscrição: até 10 de fevereiro
Inscrições de Espetáculos em Repertório
Inscrições de Espetáculos em Processo de Criação
Para mais informações acesse: http://site.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Por Agência Brasília

Foto: Arquivo FTB / Reprodução Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui